Contra o River, Náutico desafia estatística negativa em estreias na Copa do Nordeste.


Ainda em busca do título inédito da Copa do Nordeste, o Náutico começa sua caminhada na edição 2020 nesta quinta-feira, contra o River-PI, nos Aflitos. Por sinal, curiosamente, nas cinco participações anteriores do Timbu desde a retomada da competição, em 2013, em todas os alvirrubros iniciaram como mandantes. O que, no entanto, não significa um bom retrospecto em estreias.

Isso porque, nesse recorte, o Timbu conseguiu apenas uma vitória. Em 2017, goleando o frágil Uniclinic-CE por 4 a 0, na Arena de Pernambuco (no jogo de volta, a goleada alvirrubra foi por 9 a 0). Já nos demais jogos de abertura, o Náutico acumula três empates e uma derrota.

Esta sofrida no ano passado, no primeiro jogo oficial dos Aflitos após a reabertura do estádio, em dezembro de 2018. Na ocasião, diante de um Fortaleza, então campeão da Série B e retornando à elite nacional, os alvirrubros não tiveram forças e caíram por 3 a 1. O tricolor cearense acabaria como campeão da competição.

Já os empates foram diantes de adversários menos expressivos como Guarany de Sobral, em 2014; Salgueiro, em 2015; e Altos-PI, na edição 2018. Esta, inclusive, vale um adendo. Isso porque esse empate ocorreu na estreia alvirrubra na fase de grupos, uma vez que a equipe precisou superar o Itabaiana-SE em uma seletiva, com jogos de ida e volta. Também com dois empates, com o Náutico avançando apenas na disputa de pênaltis.

Vale lembrar que para participar da edição deste ano da Copa do Nordeste, o Náutico também precisou disputar uma fase classificatória, disputada ainda no ano passado. Nesse caso, após derrota por 2 a 1 para o Campinense, em Campina Grande, a equipe pernambucana reverteu a desvantagem com um triunfo por 2 a 0, nos Aflitos.

O Náutico está no Grupo B da Copa do Nordeste, ao lado de Ceará, CSA, Vitória, Santa Cruz, América-RN, Confiança e Imperatriz. Os quatro primeiros avançam para as quartas de finais e na primeira fase as equipes enfrentam os times do Grupo A (Bahia, Fortaleza, Sport, CRB, Botafogo-PB, River, ABC e Frei Paulistano-SE), em jogos só de ida.

As estreias do Náutico desde 2013

2013
Não participou

2014
Náutico 1x1 Guarany de Sobral

2015
Náutico 2x2 Salgueiro

2016
Não participou

2017
Náutico 4x0 Uniclinic

2018
Itabaiana 0x0 Náutico (fase seletiva)
Náutico 2x2 Altos (fase de grupos)

2019
Náutico 1x3 Fortaleza

João de Andrade Neto /Superesportes