Em jogo inédito, Santa Cruz vira sobre o Retrô e garante liderança do Pernambucano 2020.


Na noite desta terça-feira, em um jogo inédito, o Santa Cruz foi o melhor. Jogando contra o Retrô, um confronto que nunca tinha acontecido no Campeonato Pernambucano, o Tricolor chegou a sair atrás no placar ainda no início do primeiro tempo, mas venceu. E manteve-se na liderança do Estadual. Com os dois gols da virada marcados pelo zagueiro Danny Morais e o atacante Mayco Félix, de letra, o Tricolor conquistou a segunda vitória seguida na competição.

Com o resultado, o Santa Cruz se mantém na primeira colocação do Pernambucano, com seis pontos. O próximo compromisso da equipe será no próximo dia dois de fevereiro, no domingo, diante do Vitória das Tabocas.
O jogo
Em um jogo inédito entre as equipes, Santa Cruz e Retrô fizeram um primeiro tempo movimentado, com muitas oportunidades criadas. Depois do Tricolor perder uma oportunidade clara logo aos cinco minutos, com bom passe enfiado de Paulinho para Patrick Nonato, que chutou na frente do goleiro, foi a vez da Fênix surpreender, abrindo o marcador logo aos 11 minutos de partida.

Após cobrança de falta na direita, Jailson aproveitou o descuido da zaga, ficou sozinho e só teve o trabalho de escorar para o fundo das redes de Maycon Cleitom, inaugurando o placar nos Aflitos. Mas a intensidade esperada pelo Retrô para ampliar o placar e se permitir um jogo mais seguro no decorrer da partida… Não aconteceu.

Com maior volume e intensidade de jogo para empatar, ao Santa Cruz ficou o papel de melhorar as finalizações. Oportunidade não faltou. Até o final do primeiro tempo, depois que levou o gol, o Tricolor criou quatro chances, enquanto ao Retrô coube se defender, tentando contra-atacar. Mas nenhuma das oportunidades da Cobra Coral foi capaz de reverter o placar adverso. A maior delas, inclusive, parando na elasticidade do goleiro Jean, que se esticou todo em cabeceio do prata da casa Patrick Nonato, após cruzamento de Jeremias na direita.
Segundo Tempo
Chances de perigo do Santa Cruz que, se não resultaram em gol no primeiro tempo, na segunda etapa… ele aconteceu. Mas, com grande ajuda do prata da casa Maycon Cleitom. Em boa jogada pela direita, Janderson ganhou de Augusto Potiguar na corrida, tocou para Wilian Lira, que ficou cara a cara com o goleiro tricolor, mas parou na defesa do arqueiro.

Gol perdido que custou caro. Em cruzamento na direita, Jeremias lançou a bola na pequena área, Danny Morais subiu mais que toda a zaga do Retrô para empatar, de cabeça, o duelo. Mas o marcador igualado entre as equipes não demoraria para mudar. E favoravelmente ao Santa Cruz. Paulinho fez boa jogada na direita, lançou na pequena área e Mayco Félix, de letra, virou o placar para o Tricolor.

Com o Santa Cruz jogando pelo placar favorável, o Retrô se expôs para tentar empatar. E, por pouco, não, conseguiu. Mas parando, mais uma vez, na boa defesa do prata da casa Maycon Cleitom. Wilian Lira tocou para Tiago Costa que, cara a cara com o arqueiro coral, chutou em cima do goleiro. A defesa da vitória.

Ficha do jogo

Retrô 1

Jean, Gustavo, Marlon, Marcelo e Tiago Costa; Serginho Paulista, Jaildo (Moreilândia) e Fabiano; Wilian Lira, Anderson Paraíba (Thiaguinho) e Anderson. Técnico: Rômulo Oliveira

Santa Cruz 2

Maycon, Júnior, William Alves, Danny Morais e Feliphe Gabriel (Toty); Bileu, Paulinho (Ítalo Henrique) e Jeremias; Augusto Potiguar, Patrick (Mayco Félix) e Pipico. Técnico: Itamar Schülle


Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca e Dhiego Cavalcanti Pereira
Cartões amarelos: Patrick Nonato (S), Fabiano ( R ), Jaildo ( R ), Gustavo ( R )
Gols: Jaildo, do Retrô, aos 11 do 1T, Danny Morais, do Santa Cruz, aos 10 do 2T, Mayco Félix, do Santa Cruz, aos 17’ do 2T.

Camila Sousa /Especial para o Diario