Procon-PE descarta fogos de artifício.

O Procon-PE, juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizou durante toda a manhã do último dia (20.06), fiscalizações em lojas e barracas de fogos artifícios. Produtos sem informações de fabricação, de data de validade e classificação de idade, foram descartados.
As equipes fiscalizaram estabelecimentos no bairro de São José, no Centro do Recife, na Avenida Beira Rio, bairro da Torre e em Peixinhos, Olinda. Em barracas da Beira Rio os fiscais descartaram 480 bombas; 48 bolas metralha; 288 chuvinhas (conhecido como estrelinha); três bases de mísseis; 32 vulcões e 480 artefatos, chamados de ‘peito de veia’. Tudo foi destruído pelos fiscais, de forma que não viessem ser comercializados posteriormente, nem colocasse ninguém em risco.
De acordo com a gerente de Fiscalização do Procon, Danyelle Sena, o órgão averigua além da data de fabricação e validade, a classificação etária do produto. “As lojas precisam ter informações não só sobre forma de pagamento, mas que é proibida a venda para menores de idade”. Sena enfatiza que antes de utilizar os fogos é preciso ler atentamente às instruções contidas nos rótulos e observar a classe do produto: classe A – infantil; classe B- juvenil; classe C- adultos e dlasse D- profissionais.
Já os Bombeiros, conferem o atestado de funcionamento, se há extintores e se a estrutura física está adequada. As barracas precisam ser de metal, a fiação deve passar por canuítes, ter aterramento e estar a 30 metros de distância de residências.
Da Assessoria.