Fã com problema de visão realiza sonho e conhece dupla Zé Neto e Cristiano no São João 2019 de Caruaru.

Pouco depois das 21h do sábado (22) grandes filas se formaram do lado de fora do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Minutos depois, milhares de pessoas começaram a tomar conta do maior polo do São João 2019 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. No público estava a cuidadora de idosos Iraquiedja Alves, que chegou ao Pátio às 15h com um objetivo: ver Zé Neto e Cristiano de perto e tirar uma foto com os ídolos.
Residente em Caruaru, Iraquiedja tem um sério problema de visão. Ela não consegue enxergar as coisas de longe, nem com o auxílio dos óculos. A cuidadora de idosos, que é fã da dupla paulista desde 2015, aguarda a liberação de uma cirurgia para tentar melhorar a visão. No fim do show dos ídolos, a cuidadora realizou o sonho, foi até o camarim e tirou uma foto com a dupla.
"A minha música preferida deles é 'Mulher Maravilha'. Eu sou muito fã deles, os amo muito. Estar aqui para vê-los a realização de um sonho. Tive que chegar cedo para ficar perto e poder enxergar eles", disse Iraquiedja.
Seis mulheres da mesma família também estavam no meio das milhares de pessoas que foram ao Pátio de Eventos na noite do sábado. As seis, que vieram de Taquaritinga do Norte e do Recife, também esperavam a dupla sertaneja que se apresentou pela primeira vez no Maior e Melhor São João do Mundo.
"Comecei a ser fã deles agora e já estou gostando muito, por isso vim prestigiar esse primeiro show", ressaltou a estudante Lívia Lorrane. A tia da jovem, a auxiliar administrativo Cláudia Oliveira, também estava no grupo de mulheres e contou que, para ela, as músicas da dupla "são ótimas de ouvir".
A autônoma Vanessa Barbosa e o gesseiro José Valter são casados e moram em Santa Cruz do Capibaribe. O casal chegou às 16h no Pátio de Eventos e também esperava ver a dupla. "Eu sou muito fã [de Zé Neto e Cristiano]. Gosto de todas as músicas, mas as preferidas são 'Notificação Preferida' e 'Mulher Maravilha'", contou Vanessa.
As canções preferidas da autônoma são algumas das que marcaram a história dela com o marido. "Ela é a mulher que eles descrevem na música [Mulher Maravilha]. Eu não sou tão fã quanto ela, mas acho as composições deles muito bonitas", destacou o gesseiro.
Shows
Quem abriu a noite de apresentações foi a dupla de Petrolândia, no Sertão, Gleydson e Henricky. Durante o show, os cantores ressaltaram a importância de estar no São João de Caruaru e cantaram músicas como "Anunciação", "Três corações" e "Perfeitinha".
Os pernambucanos foram seguidos pelo conterrâneo Geraldinho Lins. O cantor, que tem 30 anos de carreira, falou que sempre fica nervoso antes das apresentações. "Mas também é uma responsabilidade muito grande, uma alegria. É um misto de emoções. Com esse pátio lotado, os olhos do mundo estão voltados para cá", ressaltou.
Geraldinho, que é natural de Serra Talhada, também falou da questão afetiva dele com a festa de São João: "É de infância. O meu São João era fogueira, milho assado, sanfoneiro. Coloco isso dentro do meu universo artístico. É um contexto muito grande de coisas positivas".
Por último, quem subiu ao palco foi a dupla Zé Neto e Cristiano. Logo na primeira música, "Notificação Preferida", os paulistas fizeram a multidão cantar um uníssono. "Vocês dão aula de São João para o resto do mundo. Essas pessoas estão somando na nossa vida", destacou Zé Neto.
Já para Cristiano, comemorar o São João é algo especial. "Eu sou de uma família católica. Então, por causa da minha religiosidade, celebrar essa festa é muito importante", falou. A dupla ainda cantou sucessos como "Largado às traças", "Estado decadente", "Morador de rua" e "Long Neck".
Por Joalline Nascimento, G1 Caruaru