Projeto esportivo denominado "Grupo Leão" beneficia crianças e adolescentes da comunidade de Serra Seca, zona rural de Vertentes.

São 03 anos alinhando o esporte à assistência social na comunidade. Assim, o projeto que mesmo com pouco recurso já chegou a atingir quase 40 alunos alinha “Vida e Esporte”. Neste sábado a turma do curso de Assistência Social da Faeco, campus Vertentes foi de perto visitar o local e ver de perto o projeto em ação.
Além de estimular o esporte, o projeto aplica valores pessoais e sociais às práticas: cultura de paz e valores humanos, como paz, verdade, retidão e amor. Segundo o professor Naldo, são crianças e adolescentes da localidade, que além das práticas esportivas, recebem conselhos como suporte a eles e às famílias, pois são todos de origem humilde”, diz o professor. O Projeto Grupo Leão é uma entidade sem fins lucrativos, independente e cristã, o projeto já existe há 35 anos, mas que na região está em atividade há 03 anos. E são projetos de cultura, esporte e educação.
As aulas de futebol têm parceria com outros voluntários que ensinam box, capoeira, aulas de futebol dentre outras atividades e modalidades acontecendo sempre nos horários que não atrapalhe o desempenho escolar das crianças e adolescentes. Alguns já tiveram sucesso nas modalidades exercidas, comemora Naldo. Equipamentos de treino e fardamento são adquiridos através de parcerias com empresas e entidades privadas (mas são muito poucas) e fornecidos aos pequenos atletas. A turma de Assistência Social da Faeco campus Vertentes, além de irem conhecer de perto o projeto, também levaram comidas e lanches que foram distribuídos com os alunos. O projeto precisa de ajuda e a equipe irá se mobilizar para angariar recursos, itens e parceiros para apoiarem a manutenção do projeto. O projeto que já teve quase 40 alunos, conta atualmente com apenas 15 alunos. O professor Naldo, credita tamanha redução do número de alunos a falta de um apoio maior ao projeto. Mas que acredita que essa realidade vai mudar, mas pra melhor. Se disse feliz com a visita da turma de futuras assistentes sociais. "Essa participação de vocês em nosso programa é uma honra pra todos nós (alunos e professores). As alunas se disseram impressionadas com o projeto, porém reconheceram a sua importância, porém lamentaram a falta de um apoio maior ao projeto.
Por Wendell Galdino.