Acompanhe mais uma Reunião ordinária na Casa Legislativa João Manoel da Silva de Toritama

Na manhã desta terça-feira, aconteceu mais uma reunião na casa legislativa da cidade de toritama, e você vai acompanhar as falas dos nobres vereadores na tribuna
Vereador Birino - Cobrou ações no combate as muriçocas, limpeza dos córregos, pediu ações para o melhoramento do saneamento básico de várias vias de nossa cidade. Fez críticas as cobranças de IPTU's das bancas que ficam a chamada "invasão". Criticou a aproximação da prefeitura com a Enoal (empresa que detém os direitos da terceira etapa do Parque das Feiras), pois o seu diretor, é o mesmo que iniciou a cobertura da feira e até hoje não concluiu a obra. E disse mais, que a atual administração faz as coisas erradas e pra desviar o foco, tenta colocar a culpa em Prudêncio ou no próprio vereador, por ser oposição.
Depois o Vereador voltou a tribuna da casa como líder da oposição e falou que faz cobranças são conscientes e que não fica de picuinhas e nem persegue ninguém. Disse que existe vereador querendo se beneficiar com as mudanças na feira de confecções. Pediu que um parlamentar que foi eleito por um grupo político e hoje defende a atual gestão. Mas o acusou de fazer jogo duplo. Falou que quando o vereador (não citou o nome) está com o pessoal de Lucinha, fala mal do governo municipal, mas quando está com os aliados do governo, o elogia. Pediu posição do mesmo. Reclamou de alguns casos ocorridos na pasta da saúde e citou as falhas. O vereador negou as acusações de que ele (Birino) não foi ao Denit para denunciar nada e nem ninguém. E pediu mais respeito com o seu nome. Voltou a falar das declarações do vereador Edijan, quando disse que não foi eleito presidente da câmara municipal, porque não gastou um certo montante em dinheiro. Pediu explicações sobre o assunto, pois a população pede explicação sobre o assunto. Ele disse que com a sua posição tem mais ajudado o município do que atrapalhado, como dizem. Disse que ver muito parabéns, mas não reconhece que houveram e há falhas na atual administração. Pediu que a prefeitura possa realizar o rateio da educação de acordo com o que determina a lei. É por fim pediu que haja coerência nas ações.
Vereador Edijan - Parabenizou a Igreja Evangélica Assembléia de Deus pelas festividades em comemoração ao seu primeiro centenário. Disse que são cem anos de bons e relevantes serviços prestados a população. Também parabenizou a prefeitura pela aquisição dos ônibus e conquistas neste primeiro ano de mandato. Lamentou que alguém fez denúncias a PRF para barrar os ônibus, pois estavam sem as placas. Pediu que haja as cobranças por parte da oposição, mas de uma forma consciente e não com perseguição. Pediu que antes de cobrar na tribuna, vá nas secretarias responsáveis e façam as cobranças. Disse que a oposição faz tempestade em copo d'água. E por fim fez um desafio, para que se ache um prefeito que tenha feito mais do que o atual prefeito de Toritama.
Depois o nobre vereador usou seu tempo de líder do Governo e falou de sua postura e seu compromisso com o povo de sua cidade. Fez acusações ao vereador líder da oposição. Falou que o vereador líder da oposição deve ser coerente com suas palavras e colocações. Segundo o líder do governo, o intuito do líder da oposição é denegrir a imagem das pessoas. Que o mesmo só vive em busca de processar as autoridades competentes. Pediu que haja responsabilidade na sua fala e ações. Pediu respeito. A cidade precisa de político de qualidade e capacidade e não com perseguição e com palavras pejorativas. Pediu respeito a casa legislativa e principalmente a população. Estou pronto para trabalhar e defender a família e o povo toritamense.
Vereador Loló - Fez votos de parabéns ao atual gestor por tudo feito até agora. Disse que há falhas, mas há mais acertos. Pediu pra população cobrar do prefeito, mas também reconhecer que tem sido feito muito. No que se refere as mudanças na feira de confecções, seja pra melhor e que não prejudique ninguém. É clamou que os defensores do povo se unam em defesa dos sulanqueiros.
"Estou pra defender a população. Sou aliado do governo municipal, mas sou acima de tudo defensor do povo", disse Loló.
Vereador Eduardo - Falou de suas ações e visitações. Falou das cobranças da população quanto a falta das fitas de insulinas que é importante para o controle da diabetes. E pediu providências a secretaria de saúde para que se resolva esse problema. Pediu providências cabíveis para resolver os problemas e falhas, principalmente na saúde pública. "Se os repasses do estado não estão vindo, que se resolva a nível de município, já que tem dinheiro sobrando", disse Eduardo. É pediu que não deixe que essas falhas aconteçam novamente.
Vereador Arimatéa - Voltou a reclamar as atitudes do secretário de saúde do município. Parabenizou a saúde, mas reclamou algumas atitudes dele (secretário de saúde) tem tido comportamento de perseguir funcionários. Enalteceu o trabalho de Andréa na pasta. Parabenizou alguns setores da administração municipal, como: obras e outros setores. Reclamou da frota de veículos da pasta de obras, pois segundo o parlamentar, precisa - se de uma renovação da frota dos veículos da área de obras. Quanto a feira, o parlamentar pediu isenção de vereadores quanto a decisão de aquisição de bancas nas feiras, pra não se prejudicarem sua imagem e sua posição.
Vereador Morica - Pediu ao executivo que atenda o seu pedido de construção de um posto de saúde para o povoado de Mangas. Será uma grande conquista para aquela localidade. Falou que está havendo muitas informações desencontradas, mas que ele juntamente com o secretário de desenvolvimento econômico estão buscando uma saída para todos os confeccionistas. Segundo o vereador, estão tentando prejudicar o secretário, com mentiras. A saída das bancas do local, foi por conta de denúncias feitas ao Denit. Na saúde, o vereador disse que está indo bem, que há falhas, mas há mais acertos. Pediu que haja o bom debate, que haja discussões inteligentes e produtivas. Pediu que todos se unam e ajudem a atual gestão a fazerem as coisas para o bem da população. Reconheceu que pela primeira vez, ver um prefeito compromissado de verdade com a administração. Não se pode brincar com a coisa pública, pois está em jogo o nosso futuro.
Vereador Ferreirinha - Parabenizou a prefeitura pela aquisição dos veículos para a educação. Solicitou que sejam dadas as devidas atenções principalmente na nossa periferia. Mas reconheceu que as obras estão acontecendo para o melhoramento da cidade. E por fim parabenizou a prefeitura pela atenção e ações na feira de confecções. Que dêem toda a atenção devida aos que fazem a feira.
Vereador Doutor do São João - Pediu que seja revisto o projeto de qualificação da feira. Solicitou que seja revisto o projeto das passarelas que ligaram as pessoas de um lado para o outro da nossa feira. Apresentou alguns pontos e ideias para ajudar as pessoas durante o seu trajeto dentro da feira de confecções. Pediu para serem vistos os pontos paradas e as passarelas, que irá viabilizar uma comodidade maior para os feirantes e clientes.
Vereador Maviael Xavier - Parabenizou a festa das crianças realizadas pela prefeitura. Parabenizou a prefeitura pela aquisição dos novos veículos escolares. Cobrou a conclusão das obras da Compesa em nosso município. Principalmente a requalificação do trecho que foi danificado por conta das obras. Pediu união de todos em defesa da nossa cidade.
Falou de sua luta para que o trânsito possa fluir principalmente nos dias de feiras de confecções.
Vereadora Rossana - Falou do sucesso da festa das crianças da Igreja Evangélica Assembléia de Deus (Abreu e Lima), o trabalho do artista Vilmar e a todos que realizaram as festas das crianças em todas as localidades da cidade e região. Parabenizou a igreja evangélica Assembléia de Deus pela celebração das festividades do seu primeiro centenário. Falou das obras de pavimentação em diversas ruas da cidade. Como também pediu para que a população continue acompanhando o trabalho dos vereadores. E que cobrem com seriedade dos mesmos.
E assim foi mais uma reunião na câmara de vereadores na Cidade de Toritama.
Texto: Wendell Galdino
Fotos: Éder Tenório