Apac emite alerta de chuvas para o Grande Recife e Mata Sul de PE.

A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) emitiu na manhã deste sábado (9) um alerta com previsão de chuvas intensas, até o domingo (10), na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e Norte, além do Agreste. As equipes da Defesa Civil da capital estão em estado de alerta.
As chuvas são causadas devido a um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está no Oceano Atlântico na altura da Bahia e provoca precipitação mais significativa no estado. O fenômeno é comum nesta época do ano. Apesar de estar chovendo desde a madrugada no Recife, a expectativa é de mais chuvas da noite do sábado (9) até a manhã do domingo (10).
A previsão é de que pontos principalmente da parte sul do Grande Recife e da Mata Sul possam ultrapassar os 50 milímetros de chuva no período. De acordo com o monitoramento pluviométrico da Apac, até às 11h, choveu 53,18 milímetros em Maraial e 38,62 milímetros em Palmares, ambos na Mata Sul, nas últimas 24 horas.
Na Região Metropolitana, foram 29,9 milímetros registrados no Centro de Ipojuca e 16,94 milímetros em Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho no período. Na Várzea, Zona Oeste da capital, foram aproximadamente 16 mm de chuva até às 11h.
Em Escada, na Mata Sul, uma árvore de grande porte não resistiu às fortes chuvas e caiu sobre um veículo na Rua João Manoel Pontual, no Centro da cidade. O incidente ocorreu por volta das 9h e, segundo testemunhas, não deixou ninguém ferido.
A Avenida II Perimetral, em Olinda, registra na tarde deste sábado (9) ponto de alagamento próximos ao antigo Lixão de Aguazinha e também nas proximidades da Avenida Presidente Kennedy, com os ônibus passando lentamento.
Sertão
O vórtice ciclônico em altos níveis foi responsável também por chuvas no Sertão pernabucano. Em Petrolina, algumas árvores caíram e tiveram que ser retiradas do meio das vias na sexta-feira (8). Outro local que encheu com a ação da chuva foi o Riacho Grande, no Distrito de Umãs, na Zona Rural de Salgueiro. A água transbordou pela passagem que liga o distrito aos municípios de Terra Nova e Cabrobó.