LULA E DILMA, CALADOS SÃO DOIS POETAS! NA COLUNA DESTA SEXTA-FEIRA.

Recentemente, o ex-Presidente Lula fez declarações sobre alguns temas, num evento com a militância petista, e sua visão se mostrou um tanto desprezível na minha humilde e singela concepção. Que aliás, é por minhas opiniões que estou acostumado à ser taxado com os adjetivos de "coxinha, " elite branca ", "anti-petista" e tudo o mais que os "cumpanheiros" me queiram rotular.
Mas como vivemos sob o prisma de uma democracia, o meu direito de expressão é válido e vou usá-lo enquanto me for pertinente e necessário. Então vejamos.
O líder petista falou sobre os vários meios de comunicação e uma possível tentativa destes de "induzir" a sociedade brasileira a não gostar da política. Ora, ele disse isso, como se a classe política, ao longo dos últimos anos, viesse construindo reputação inquestionável perante a sociedade com a quantidade de escândalos e denúncias, e é praticamente impossível diferenciar, sobretudo na mente do cidadão comum, condutas reprováveis de políticos com a nobreza da atividade política.
A imprensa, com falhas e virtudes, cumpre seu papel institucional, garantindo a informação e sendo ela a visão do povo brasileiro. Acho uma irresponsabilidade do ex-presidente, querer ludibriar os brasileiros, atribuindo à imprensa tal atitude, quando sabemos verdadeiramente que quem afasta o povo da política são os próprios políticos. E não a imprensa que informa, que aponta, que questiona. Político hoje no Brasil é sinônimo de esperteza, mentira, falsas promessas, corrupção e dinheiro. São atributos como esse que afasta o povo da política, e principalmente os jovens, pois sabem que a classe política age manifestamente priorizando interesses próprios, o que não condiz com a arte da política que é pautada no senso coletivo e no interesse público.
Outra declaração do Lula que me causou espanto e indignação, foi quando questionou o público presente com a seguinte indagação: " — Quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia. Então nosso companheiro Vaccari, que é um companheiro inteligente, pegava dinheiro de propina e o PSDB ia lá no cofre e pegava dinheiro limpo?"
O cinismo demasiado é irritante e tira qualquer cidadão de bom senso do sério. Na minha criação, nos meus estudos, na minha formação política e social, sempre aprendi que "um erro não justifica outro", e fazendo uma analogia nesse sentido, lembrei do meu primeiro ano na Faculdade de Direito, quando numa prazerosa leitura de Introdução, eu aprendi uma frase e que adequa-se precisamente nesse pensamento. " Não se deve alegar a igualdade na ilegalidade". O ex-Presidente devia saber disso, antes de proferir impropérios aos ventos.
E tenho dito: a Presidenta herdou além da cadeira, a teoria. Cada discurso proferido, uma vergonha em massa perante a Nação e as nações. É por isso que os dois, calados, são dois poeta.
(POR FILIPE LUCENA)