Reeleito! Edilson confirma superioridade das pesquisas.

Edilson quebra tabu de reeleição, supera recorde de maior vitória, e o povo confirma nas urnas números das pesquisas escondidas.


A cidade de Toritama foi às urnas neste domingo (15) para eleger seus vereadores e prefeito, e o fez para o executivo sem grandes surpresas, já para o legislativo houveram algumas mudanças, mas deste eu falo depois.


O povo decidiu manter a gestão Edilson Tavares por mais quatro anos, e acabou com a máxima de que a cidade não reelege Prefeito. A última sagração de um mandato renovado aconteceu na eleição de 1999, quando Valdomiro Izidio Pereira, o Galego de Fuló, conseguiu renovar o mandato.

Agora, 20 anos após, o líder do grupo verde não só foi reeleito, como bateu recorde na marca de votos em vantagem de um candidato para o outro. A maior vitória até aqui, havia sido do ex-prefeito Odon Ferreira frente à Flávio Lima, com 4.300 votos. Edilson conseguiu uma marca histórica, se tornando o prefeito mais bem votado do município, com 14.451 votos, frente aos 9.838 de Arimatéa.

A aprovação do mandato verde, foi espelho para a grande realização nas urnas, mas os números comprovam que diferente do que muitos pensaram, o prefeito não reina sozinho, pois com os números da oposição, há uma demonstração clara de desaprovação de Edilson Tavares, muito mais pela sua maneira de governar e suas características egocêntricas e arrogantes, muito comentadas pelos eleitores contrários. Pois apesar da grande aprovação da gestão, muita gente ainda votou na opção de oposição muito mais com a máxima de tirar o prefeito do que pela qualidade do candidato de oposição. 

Para um segundo mandato, a esperança se renova que as muitas promessas do plano de governo se cumpram. Que mais creches sejam entregues, que mais escolas sejam construídas, mas que o ensino melhore. Que o asfalto saia do papel, mas que antes a periferia receba o saneamento básico. Que o bloco cirúrgico do hospital não fique apenas na mídia, e que o gerador possa enfim ser comprado. Tomara que a avenida não espere por mais uma véspera de eleição para ser recapeada. E que a feira, de fato seja mais auxiliada e menos explorada. E que as demais obras e expectativas anunciadas, não fiquem apenas no papel da velha frase "escreva aí!", porque o povo de Toritama merece muito mais do que apenas soberba política de quem muitas vezes se acha rei quando está no cargo, independente de quem seja.

No teor político, a grande pergunta fica por conta das projeções para 2022. Será ou não que o agora reeleito pensará em uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Vale ressaltar que ele prometeu que não vai para a disputa, mas como promessa política não vale de muita coisa, aguardemos o futuro, pois embora muita gente ache que manda nele, ele a Deus pertence.

Números para Prefeito em Toritama;

Edilson Tavares (MDB) - 14. 451
Arimatéa Carvalho (PSD) - 9.838
Andson Nunes (PTB) - 951
Gerson Benedito (PMB) - 52
Nelson Caetano (PTC) - 50

Por Jessé Aciole