Inauguração ou comício?

 

O prazer por ver o povão caminhando sobre o novo calçamento, inaugurado com uma extensa caminhada que lembra um comício, fez míope os olhos daqueles que têm por responsabilidade garantir o distanciamento social. E dessa forma descumpriram também o próprio decreto, deixando as pessoas sob o risco de contaminação em massa.

Na inauguração da maior obra de pavimentação contínua do governo Mdebista em Toritama, o tamanho da obra foi equivalente ao público presente. Apesar de várias flexibilizações, os decretos sobre aglomeração continuam valendo.

Durante o evento de inauguração da nova estrada de acesso à Vila São Benedito, realizada na tarde desta quinta-feira (13), a intenção era que o momento especial fosse transmitido através de live nas redes sociais, porém a presença do público em grande número, põe em contestação o cumprimento do decreto municipal e estadual de distanciamento social.

É bem certo que este é um momento especial para quem mora na localidade, mas é intrigante o fato da guarda municipal não ter dispersado o público aglomerado, já que faz parte de suas atribuições garantir a segurança das pessoas. Como também não é só motivo de obrigação como de bom exemplo, o governo seguir os protocolos da OMS.

Talvez na ância por sentir o apoio das pessoas neste momento em especial de pré-campanha, esqueceram das obrigações para se deleitar com o prazer de ver o povão presente, como numa espécie de comício antecipado, já que este muitas vezes é o intuito de inaugurações e eventos de ordem de serviço à essa altura do jogo.

Mas nessa ideia de se aproveitar do momento para mostrar força e preencher o ego dos envolvidos, esqueceram suas responsabilidades e deveres, até porque há alguns dias atrás o dedo dos integrantes do governo foi apontado para a oposição, que hora foi notícia em toda região por dar mal exemplo.

Se de um lado o Presidente da Câmara errou em estar aglomerando pessoas sem o uso da máscara em uma mesa em praça pública. O que dizer do chefe do executivo e sua equipe, que além de estar em meio à aglomeração das pessoas, ainda fez questão de divulgar as imagens como sendo algo bem responsável.

De quem agora devemos cobrar responsabilidade, se nem quem deveria dar exemplo está cumprindo seu papel. Espero que estes episódios de irresponsabilidade não criem fileiras de pessoas acometidas pela Covid-19 no Hospital de Campanha, que já sofre com a pouca quantidade de testes para a doença, que parece ser menos perigosa do que os feitos recentes dos nossos representantes, que dizem amar e cuidar das pessoas.

Por Jessé Aciole