Festa tradicional de Toritama aconteceu com recorde de público.


Toritama comemorou a Festa Tradicional de 02 de fevereiro de 2020, com devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, recepção ao Bispo Diocesano Don José Ruy Lemos, procissão, missa, muita animação no parque de diversões e recorde de público no show do cantor Jonas Esticado e da dupla de artistas da terra Wennys e Dayanne. Pela primeira vez, o show da Festa Tradicional aconteceu no campo de Ipiranga, proporcionando um recorde de público.

Na manhã do feriado, a cidade de Toritama recebeu a primeira visita do Bispo Diocesano Dom José Ruy Lopes. O Prefeito Edilson Tavares foi ao encontro do Bispo, no almoço especial de recepção que aconteceu num salão de festas Jussara Recepções. Na igreja Matriz, o bispo foi recepcionado pelos toritamenses, pelo Vice-prefeito Romero Filho e demais autoridades municipais. Em frente à igreja, simbolicamente, o Vice-prefeito Romero entregou a chave do município. Em seguida foi celebrada a Santa Missa para a igreja lotada de fiéis.

ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA BEM SUCEDIDA

A Prefeitura de Toritama, por intermédio da Secretaria de Cultura e Esportes acertou ao escolher o campo de Ipiranga como o local dos shows, o espaço forneceu conforto e um clima agradável ao público.

Foi aplicado um complexo e bem sucedido esquema de segurança, elaborado em conjunto pela Secretaria de Ordem Social e pela CTTU – Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos. Durante o dia, motocicletas da CTTU organizaram o trânsito, para a passagem da procissão, que foi composta por milhares de pessoas, pelas ruas do Centro de Toritama.

O Secretário de Ordem Social, Capitão Robson Andrade reuniu a Guarda Civil Municipal e numa preleção deu instruções sobre a estratégia de segurança para o show. A Secretaria de Ordem Social solicitou e recebeu efetivos do BEPI, Polícia e Bombeiros Militar que engrossaram a segurança e utilizaram 02 plataformas de vigilância. Como resultado da presença ostensiva dos efetivos, ocorreram apenas três pequenas ocorrências. Não houve, portanto, ocorrências graves de violência, roubo e furto. A Guarda Municipal também contou com o apoio de uma viatura fornecida pela cidade de Palmares.

Um fato curioso, a colaboração das pessoas, que tomaram atitude voluntária de trocar os recipientes de vidro das bebidas, por garrafas plástica, antes de ingressar na área do show. Compreendendo as instruções e procedimentos de segurança.

SUPORTE A REALIZAÇÃO DA FESTA

O SAMU esteve de prontidão no local do show, já o Hospital Municipal esteve com um esquema de prontidão exclusivo. A Secretaria de Saúde adicionou mais 01 médico plantonista, totalizando 03 médicos, 03 enfermeiros, equipe com 09 técnicos de enfermagem, ambulâncias e toda uma estrutura organizacional, estoque de medicamentos e equipamentos hospitalares, tendo em vista a ampliação das demandas durante a ocorrência do festejo. O Conselho Tutelar esteve fiscalizando a área de show com os conselheiros, Wilson Mendes e Antônio Heleno de plantão.

Informações da Ascom da Prefeitura de Toritama