COMITÊ MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES COM MOTOCICLETAS DEFINE PRIMEIRAS DIRETRIZES


Autoridades municipais, forças de segurança pública e representantes da sociedade civil realizaram na manhã desta quarta-feira (05), a primeira reunião do COPAM - Comitê de Prevenção de Acidentes de Motocicleta, na sede da CTTU, que fica localizada as margens da BR-104, em frente ao Parque das Feiras, em Toritama.

Na reunião, o Diretor Presidente da CTTU, Alex Monteiro, o idealizador do COPAM apresentou as primeiras diretrizes e os objetivos estratégicos do Comitê. Dentre elas, reestruturação e modernização para sinalização de trânsito das vias públicas, realizar um estudo, por georreferenciamento dos locais onde há maiores incidência de acidentes de motos. Alex deixou claro que o interesse da unificação dos trabalhos não é apreender motocicletas, mas salvar vidas.

Assim concordou, o Assessor da Saúde Regional Djalma Ferreira e o representante do SAMU, Marcos Antônio, que explicaram os altos custos que a saúde pública tem que arcar com pessoas acidentadas e mutiladas que todos os dias chegam às emergências hospitalares, vítimas de acidentes com motocicletas.

A Polícia Militar foi representada pelo Cap. Charles e pelo Sgt. Gildo, já a PRF foi representada pelos agentes Antônio Silva e Ângelo Fernando, eles revelaram que o motivo da redução das ocorrências dos crimes, cometidos sobre veículos sobre duas rodas, sobretudo assaltos, na região aconteceu devido ostensiva fiscalização em motocicletas irregulares. Eles revelaram que de acordo com um estudo do DPVAT, em 10 anos, 200 mil pessoas perderam suas vidas em acidentes de motos no Brasil. A Polícia Militar revelou que, nos últimos meses 100 celulares tomados de assalto ou roubados foram recuperados em Toritama.


Também foi debatido entre os presentes, algumas características do trânsito no município, costumes, desafios, opiniões e o comportamento de alguns condutores, além de algumas ações de educação e de conscientização no trânsito que já vem ocorrendo em Toritama.

A Procuradora Geral Municipal, Edilma Cordeiro falou sobre a elaboração de um estatuto para o COPAM. O Secretário Municipal Executivo de Educação Pedro Brandão destacou a importância de promover a conscientização de trânsito a partir das crianças nas escolas, realizando gincanas e palestras com as forças de segurança. O Vereador Maviel Xavier Leite demonstrou interesse em trabalhar como legislador no sentido de aprovar melhorias da infraestrutura o tráfego nas vias públicas de Toritama. O Diretor da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Éder Mateus expressou as possibilidades de suporte e divulgação as ações do COPAM. Ao final da primeira reunião do comitê ficou agendada a realização de uma reunião por mês e como titular do COPAM, Alex Monteiro foi escolhido por votação. Como primeira ação do Comitê, será usado pelo Samu e Bombeiros um aplicativo para monitorar as ocorrências no município.


Informações da Ascom da Prefeitura de Toritama