CTTU DE TORITAMA DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES DURANTE O ANO DE 2019


Na manhã desta segunda-feira 13 de janeiro de 2020, a CTTU ( Companhia de Transito e Transporte Urbano ) da ciada de toritama, divuldou a imprensa um balanço de suas ações no ano de 2019, vejamos as ações divulgados pelo órgão:

PARTICIPAÇÃO NO 18º FESTIVAL DO JEANS.

No dia 02 de maio teve início o 18 º Festival do Jeans; aproveitando a oportunidade, a CTTU, através das diretorias de Educação de Trânsito e de Fiscalização, realizou blitz educativa com os foliões que chegavam para curtir o evento com o intuito de conscientizá-los sobre os perigos
que envolvem álcool e direção quando são misturados. Na ação foi realizada panfletagens nas abordagens às pessoas que chegavam ao evento e também foram feitos alguns testes de alcoolemia (utilizado instrumento chamado de ‘bafômetro’) que conscientizaram ainda mais a população dos
riscos de acidente que podem acontecer, como também elencou-se as penalidades que o condutor pode sofrer caso seja abordado conduzindo o veículo sob o efeito de ingestão de álcool ou de outra substância que altere seu estado normal de condução. Estiveram presentes na ação a agente de trânsito Débora Souza e os diretores Jefferson Lira (diretor de Educação e Controle Estatístico de Trânsito), e Daniel Bezerra (diretor de Operações e Fiscalização de Trânsito), conforme fotos 1, 2, 3 e 4.

BATE-PAPO DA CTTU E SAMU NA RÁDIO TORITAMA FM.
Na manha do dia 15 de maio, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Toritama – CTTU, na pessoa do Diretor de Educação e Controle Estatístico Jefferson Lira, juntamente com o coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Médico) da cidade de Toritama, Marcos Antônio, promoveram um bate-papo no Programa Fala Toritama, na Rádio Toritama FM (fotos 5 e 6), com o objetivo de conscientizar os condutores do município no uso dos equipamentos obrigatórios de proteção, sejam estes em motocicletas ou em veículos de porte maior. Foram também apresentados dados estatísticos de acidentes automobilísticos à nível municipal e nacional para uma melhor compreensão e comparação de sinistros, ocorridos de diversas modalidades de usuários das vias.

CAMINHADA PELA VIDA EM PARCERIA COM SECRETARIAS MUNICIPAIS

Na manhã da sexta-feira, dia 17 de Maio, a CTTU - Toritama, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura, promoveu a Caminhada Pela Vida (Fotos 7, 8, 9, 10, 11 e 12), evento este que se desenvolveu mais uma vez nas programações
alusivas ao Maio Amarelo, que neste ano de 2019 teve como tema da campanha “Maio Amarelo, no trânsito o sentido é a vida”; no ano de 2018, a CTTU desenvolveu essa mesma atividade. O evento 10 contou com a presença de cerca de 300 alunos da rede pública de ensino, tanto estadual como
municipal, que percorreram algumas das principais ruas da cidade, levando a mensagem de conscientização para a população em prol de um trânsito mais seguro. O evento ainda contou com a presença do SAMU, Corpo de Bombeiros, professores, secretários municipais e autoridades do município que abrilhantaram ainda mais o evento.

Na imagem, da Avenida João Manoel, se vê o slogan da campanha, que é uma estratégia de conscientização sobre segurança no trânsito, cuja primeira edição ocorreu em 2014. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada em 11 de maio de 2011.

BLITZ EDUCATIVA NO CENTRO DA CIDADE EM PARCERIA COM O DETRAN/PE E UPE.

Na manha da segunda-feira dia 20 de Maio (Fotos 13 a 19), com o apoio de uma equipe da coordenação de ações de trânsito do DETRAN/PE (Departamento Nacional de Trânsito, unidade de Pernambuco) a CTTU Toritama, desenvolveu uma blitz na Avenida João Manoel da Silva com o intuito de conscientizar os condutores do município no uso correto dos equipamentos obrigatórios de segurança, tendo em vista o grandioso número de acidentes que acontecem todos os dias em todo o território nacional. Uma equipe de estudantes da UPE (Universidade de Pernambuco) que estava presente nesta ação, conscientizou os condutores, principalmente os condutores de motocicletas, sobre os cuidados que devem ser tomados e os perigos do uso de capacetes que não protegem totalmente a cabeça do piloto, e os possíveis traumas caso aconteça um acidente. A ação contou com a presença ao todo de 18 pessoas, das três equipes CTTU, DETRAN/PE e UPE na conscientização dos condutores. As blitze têm o objetivo de coibir infrações de circulação e conduta no trânsito, de modo a evitar acidentes de maneira eficaz e preventiva.

FESTIVAL ESTUDANTIL DE TRÂNSITO EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

No término das programações alusivas ao Maio Amarelo, a CTTU Toritama, juntamente com a Secretaria de Educação, promoveu o 1º Festival Estudantil do Trânsito (Fotos 21 a 30), um evento que foi marcado por muita diversão e alegria. O evento foi realizado em dois dias: no primeiro dia o evento foi realizado tanto no horário da manhã como também no horário da tarde, e foram promovidas apresentações culturais como dança, poesias, paródias, dentre outras apresentações de crianças do Ensino Fundamental 1, que vai do 1º ao 5º ano e que estudam na rede Municipal de ensino. Neste dia, foi feita uma premiação para o professor que desenvolvesse a apresentação mais bem elaborada com os seus alunos, cada um dentro das suas respectivas categorias. Foram premiados 6 (seis) professores, que foram escolhidos pelos juízes que julgaram cada apresentação realizada, e valeram uma premiação apenas simbólica, mas de significado inestimável, diante dos trabalho desenvolvidos.

No segundo dia, o evento foi realizado apenas no horário da tarde, e contou-se com a presença dos estudantes da Rede Municipal de Ensino que participaram de um concurso de redação, o qual tinha como tema principal o trânsito, onde foram premiadas as 10 primeiras redações mais bem classificadas, com kits estudantis para auxiliar no desenvolvimento das atividades escolares, e as 04 (quatro) redações mais bem classificadas ganharam outros prêmios, para servirem como um estímulo aos estudantes que fizeram as mesmas, sendo que as 02 (duas) primeiras colocações ganharam uma bicicleta cada uma; o 3º e 4º lugar ganharam caixinhas de som. Para finalizar o evento, foi realizado um bingo com todos os estudantes que estavam presentes, onde foram distribuídos 10 (dez) brindes para alegrar os que participavam do evento, que contou com a ajuda de alguns parceiros que contribuíram com as premiações e brindes que foram entregues.

“No trânsito, o sentido é a Vida” foi o mote do Movimento Maio Amarelo2 para 2019, conforme aprovado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) durante reunião realizada em Fevereiro de 2018.

VISITAS AS ESCOLAS PARA ORIENTAÇÕES EDUCATIVA SOBRE TRÂNSITO.

Na tarde da terça-feira, 22 de Julho, os agentes de trânsito da CTTU - Toritama, estiveram na Escola Municipal Rui Barbosa, para falarem um pouco aos alunos dos 8° e 9° ano, sobre os trabalhos que serão desempenhados por aquela instituição, em suas atividades diárias no ordenamento viário para um melhor desempenho da mobilidade urbana em nossa cidade (fotos 30 e 31). Na atividade estiveram presentes agentes de trânsito e diretores da CTTU, e um instrutor de trânsito da DESTRA - Caruaru.

Na localidade, foram distribuídos panfletos alusivos à segurança no trânsito de pedestres e motociclistas, sobre normas e utilização de equipamentos de segurança. No Brasil, a Educação para o Trânsito não é disciplina, de acordo com a Legislação vigente, tanto de Trânsito como de
Educação propriamente dita. Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) tratam a Educação para o Trânsito como um tema local, dentro dos temas transversais e assim devem ser abordados dentro das escolas.

AÇÃO EDUCATIVA NA AVENIDA JOÃO MANOEL DA SILVA.

A Companhia de Transito e Transporte Urbano de Toritama - CTTU, realizou, na manhã da terça-feira, 22 de Julho, uma atividade educativa na Avenida João Manoel da Silva (fotos 32 e 33),por meio de panfletagem com o intuito de conscientizar os condutores e pedestres sobre a
importância do uso dos equipamentos de segurança que devem ser utilizados nos veículos, para a obtenção de um trânsito mais seguro, visando implantar na localidade uma cultura de prevenção de acidentes, de acordo com normas e resoluções do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Além disso foram divulgados também outras ações importantes sempre buscando o bem esta da população toritamense.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.