"Vovô 2020": sonho ou ilusão?


Ao entrar na vida pública um político já tem em mente exercer vários cargos, sendo levado pela hierarquia de funções, uma escada para patamares cada vez maiores. Na maioria dos casos os grandes chefes de estado tem início de carreiras vitoriosas, em legislaturas, seja como vereador ou deputado.

Em Toritama as coisas não acontecem paralelas ao mundo, e um dos nomes que mais exerceu a função de vereador é o atual Presidente da Casa João Manoel da Silva. O sr José Arimatea de Carvalho, que tem feito questão de frisar em discursos, os seus mais de 30 anos como parlamentar na Casa Legislativa de Toritama. Ele que por inúmeros mandatos foi o parlamentar que mais presidiu a mesa diretora.

Mas como todo homem público deseja crescer, com ele não é diferente, e novamente reacende o sonho de ser Prefeito da Capital do Jeans. Ele que já participou da executiva, sendo vice na década de 1990, quando o então Prefeito Valdomiro Izidio, popular Galego de Fuló, o tinha como parceiro de gestão.

Por diversas vezes o seu nome surgiu para candidatura ao cargo, nas rodas de conversas (famosas peruas), ou nos famosos adesivos de "vem aí", nunca se concretizando de fato o sonho da candidatura majoritária. Porém 2020 promete ser diferente. O Partido do qual faz parte (PSD) tem o desejo de ter o maior número de postulantes ao cargo de Prefeito no estado de Pernambuco, e ele pelo que parece já conseguiu uma base de suporte para lhe servir de trampolim, tanto empresarial como política, conta-se até o número de vereadores que já aderiram ao projeto "Vovô 2020" pelo PSD.

Para isso acontecer, ele precisaria sair da base do atual Prefeito Edilson Tavares (MDB) que vai para a reeleição. O que para o vereador não é difícil, já que é de costume, trocar de lado de acordo com a conveniência política. Isso já aconteceu diversas vezes, e com o atual gestor não foi diferente. Arimatea era um dos principais nomes no palanque do ex-prefeito Odon Ferreira (PSB), e defendeu o socialista até 31 de Dezembro de 2016, já que em 1° de Janeiro, o homem a se seguir era Edilson Tavares, recentemente empossado, o pássaro a ser exautado da vez.

Depois de muito defender o Mdebista da Prefeitura, chegou a hora de pensar em si e chutar o balde. O que até ontem foi maravilhoso no governo "jacaré" vai aparecer agora como falho, já que o decano, parece que vai mesmo para a disputa do Palácio Municipal (in memória) ano que vem.

Na união Edilson - Arimatea, as coisas foram quase sempre tranquilas desde janeiro de 2017, um casamento estável, com direito a participação ativa das secretarias de Governo e de Desenvolvimento econômico, sempre participando das reuniões de comissão. Sem contar, nas várias vezes em que alguns parlamentares deixaram clara a indicação do executivo para votarem determinados projetos na Casa, mesmo a Câmara dizendo ser independente, na rua o povo viu, o que mais parecia uma extensão do gabinete verde.

O Prefeito bajulado pelos seus feitos, recebe agora a notícia de que um de seus mais experientes suportes políticos na Câmara, deixará o barco para lhe confrontar, o mesmo que segundo um dos vereadores na tribuna, teve sua ajuda nos bastidores para conseguir a cadeira de presidente. Mas assim como na velha máxima daqueles que ficam com mulher de traição, devem saber que um dia também poderão ser traídos, e na política, a prostituição não é tão diferente.

Resta saber como ficará a oposição, encharcada de nomes postulantes ao cargo. Como vai reagir o governo, que dormiu com 10 vereadores e acordou traído, apenas com os que elegeu. E agora, será que o homem que tem vasta experiência em mudar de lado de acordo com sua conveniência política, vai mesmo se deixar levar pelo sonho e a ajuda dos bastardos de Edilson, e levar adiante a candidatura, ou mais uma vez usará sua velha jogada de alto valorização para se promover e frustrar os apoiadores da ilusão política de outrora.

Por Jessé Aciole