Dom José Ruy é empossado Bispo de Caruaru.


A Diocese de Caruaru, no agreste do estado, recebeu seu novo coordenador pastoral. Dom José Ruy foi empossado em um dia de celebrações na Capital do Agreste.

Ao chegar em Caruaru, o novo Bispo foi ao Convento dos Capuchinhos, ordem da qual ele pertence. No local ele foi recebido pelos Padres e autoridades locais, incluindo a Prefeita Raquel Lyra e o agora Bispo Emérito Dom Bernardino Marchiò. De lá seguiram para o início da Avenida Agamenon Magalhães. Em carro aberto, Dom José Ruy e Dom Dino desfilaram até a Avenida Rio Branco. Logo após em caminhada seguiram para a Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde aconteceu a cerimônia de posse canônica.


Em praça pública o novo Bispo celebrou a sua primeira missa para a comunidade católica caruaruense e diocesana. Ao lado de Dom Dino, Dom Fernando Saburido e autoridades eclesiais, teve início a gestão de Dom José Ruy Gonçalves Lopes, que antes estava na Diocese de Jequié na Bahia.

A Diocese de Caruaru chega ao seu quinto Bispo, desde que foi erigida em 7 de agosto de 1948. Antes de Dom José Ruy, a cidade teve Dom Paulo Hipólito (1949 - 1959), Dom Augusto Carvalho (1959 - 1992), Dom Antônio Soares Costa (1993 - 2002) e Dom Bernardino Marchiò (2003 - 2019). Pela segunda vez a Diocese terá também um Bispo Emérito. Dom Dino decidiu viver em Caruaru e a comunidade terá dois pastores em atividade.

Do Blog do Jessé Aciole.