Esta semana foi bastante movimentada na politica da cidade de Toritama, situação e oposição se movimentaram cada um de seus modos.

Na última quinta-feira aconteceu uma reunião na cidade de Caruaru com possíveis pré-candidatos a prefeitura de Toritama, já declarados estiveram presentes, o jovem Diego Souza, Adgelson Chagas, Mauricinho e Professora Irenilda, além deles também se fizeram presentes a essa reunião os ex-prefeitos de Toritama Odon Ferreira e Flavio Lima, como também a Ex-Vice Prefeita Lucia Pereira, o objetivo dessa reunião segundo foi passado nas redes socias através do jovem Josué Melo que esteve presente na reunião e que depois serviu de uma espécie de intermediador, foi realmente conhecer o objetivo de cada pré-candidatos e seus planos para o futuro de Toritama.
E todos expuseram suas ideias e opiniões e chegaram a um acordo de que cada pré-candidato faria suas articulações em pró do seus nomes e quem no final do ano, o grupo da oposição faria uma pesquisa para ver quais dos nomes teria uma avaliação melhor por parte da população toritamense, e daí seria lançado o nome dos possíveis pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito por parte da oposição.
O fato mais curioso dentro da reunião foi a saída da Professora Irenilda, que saiu do local antes mesmo que a reunião acaba-se, depois de divergir de opiniões com o pré-candidato Adgelson Chagas, segundo pessoas ligadas a Professora, ela e seus assessores perceberam que haveria uma espécie de complô já formado lá na reunião para que todos apoiassem a ideia da candidatura em torno dos nomes de Diego Souza e Lucia Pereira, e a mesma não concordando, pois ela tem o objetivo de ir a disputa da majoritária, independente de ter ou não o apoio do grupo da oposição em sua totalidade, preferiu sair da reunião, mesmo assim a nossa reportagem em breve, procurará a Professora Irenilda para saber a sua versão dos reais fatos do que aconteceu na reunião e os reais motivos de sua saída das mesma.
O que também não ficou claro nesta reunião da oposição, foi o não comparecimento dos Vereadores Severino Antônio Birino Líder da Oposição na Câmara de Vereadores e do possível pré-candidato a prefeito o vereador José Carlos Fofão, ao menos nas fotos divulgadas nas redes sociais não chegamos a ver a presença dos dois.
Já por parte da Situação o Prefeito do Município o Sr. Edilson Tavares esteve em Brasília durante a semana participando de congressos e também conversando com parlamentares pernambucanos em busca de destravar algumas ações para o município a nível federal e também de mais recursos para a cidade de Toritama.
E por fim o Prefeito participou ontem sexta-feira de uma sabatina na rádio líder fm, no Programa Tribuna do povo apresentado pelos Jovens Wendell Galdino e Jessé Aciole, que ainda teve a participação do Diretor da Emissora Alberto Galdino, e o prefeito aproveitou para esclarecer duvidas por parte da população, que eram perguntadas através dos comunicadores ao gestor, e o mesmo também se colocou a disposição da população para aparecer mais a emissora e abrir os telefones, para que a população possa fazer perguntas a ele.
Ainda falou de assuntos polêmicos como a questão do lixo, as exonerações dos funcionários contratados no final de 2018 antes do dia 31, entre outros assuntos abordados durante o programa.
Sobre a Oposição o Prefeito falou que ela poderia ajudar mais o município colocando emendas e projetos de lei para melhoria da cidade, e quanto a reunião o mesmo falou que os opositores estão no seu direito pois vivemos uma democracia, afirmou que não tem medo da mesma e que na hora certa irá debater politica com a oposição, pois agora a sua prioridade é o concluir seu plano de governo e metas traçadas para estes dois anos que restam de seu mandato.
Então como ficará a partir de agora oposição e situação no município ? Essa possível união da oposição acontecerá mesmo lá na frente em 2020, ou alguém abandonará o barco ? e quais os benefícios que essa união poderá trazer para Toritama caso ela aconteça ? ou será apenas jogo de interesses ?
E a Situação como ficará daqui pra frente ? o Prefeito Edilson ira se fortalecer para as eleições do ano que vem ?
E o eleitorado toritamense como está acompanhando tudo isso ? será que estão realmente de olhos e ouvidos atentos a tudo que esta para acontecer na cidade de Toritama ?
Por tanto o nosso informativo toritamense traz nesta matéria um balanço da movimentação por parte da Situação e da Oposição durantes esta semana na política Toritamense.
Por Éder Tenório.