Nesta Segunda-Feira iniciou os trabalhos do quarto e ultimo período deste ano na casa Legislativa João Manoel da Silva.

Vereador Birino: Cobrou do executivo o atendimento às pessoas acamadas. Segundo o vereador, houve cortes na distribuição de medicamentos e materiais para tratamento como fraudas descartáveis, curativos e medicamentos.
Fez grave acusação de negligência médica e citou uma pessoa que estava sendo medicada pra uma enfermidade, mas ao ser transferida para outra unidade de saúde, constatou-se que a mesma estava com um desvio na coluna, mas estava sendo medicada em Toritama como se estivesse com pneumonia. E pediu providências
Depois o mesmo usando seu tempo de líder, o Vereador Birino: Falou de uma ação realizada pelo Corpo de Bombeiros em nosso município. Falou dos benefícios do mesmo no município, mas lamentou que as fiscalizações estejam sendo severas com os pequenos comerciantes, dando prazos mínimos para os mesmos se regularizem e atendam os requisitos da corporação.
Fez também cobranças quanto ao pedido de informação sobre os valores gastos a equipe de segurança que são contratados para fazerem a segurança nas feiras do município, principalmente nas feiras realizadas nos domingos.
Pediu esclarecimentos por parte da prefeitura.
Reclamou da contratação de gradeamento na feira de confecções, que segundo ele, só tem trazido despesas e prejuízos para os nossos comerciantes.
Cobrou explicações sobre alguns contratos realizados pela prefeitura municipal de Toritama.
Perguntou quanto tá sendo arrecadado nas feiras e pra onde ou onde está sendo investido esses valores?
Indagou o parlamentar. Pediu para que a casa legislativa averiguasse tudo o que está acontecendo no município.
E disse que irá postar em suas redes sociais a cópia desses contratos. E disse que esse é o seu papel de parlamentar.
Vereador Dió - Parabenizou todos os políticos que foram votados em Toritama no último dia 07 de outubro.
Em nome dele e do ex-prefeito Flávio Lima, agradeceu aos votos obtidos pela sua candidata a agora deputada Alessandra Vieira e que espera dela uma atenção especial para Toritama.
Parabenizou em nome da Professora Jeane Melo todos os professores pelo seu dia.
Lamentou que a classe não seja valorizada como merece e citou a disparidade entre os salários e regalias entre as classes de professores e professores. E lamentou que o judiciário quer fazer cortes nas demais classes, mas nunca mexem no seu. E pediu para que essa situação mudasse.
Vereador Derivaldo - Parabenizou a equipe da Rádio Líder de Toritama pela cobertura das eleições do último dia 07.
Parabenizou a população pela votação obtida pelos seus candidatos Aline Corrêa e Marinaldo Rosendo e disse a população que o trabalho continua.
E disse que está atento as demandas da população Toritamense.
Parabenizou todos os professores pelo seu dia, chegou a citar alguns de seus mestres e em nome deles agradeceu a todos por terem o ensinado a não só juntar as letras e números, mas entender a vida. E ter lhe tornado um cidadão consciente.
Agradeceu a população pelo exercicio de suas atribuições como cidadão.
E por fim voltou a parabenizar a Rádio Líder pela cobertura nas eleições.
Vereador Edijan - Parabenizou todos os profissionais da educação em especial aos professores.
Lamentou as críticas vindas de alguns edis, sobre a pasta da saúde, disse que irá pessoalmente com o secretário de saúde, sobre o que foi citado pelos vereadores e que trará a resposta não só para os vereadores, mas para a população. Disse que está surpreso com o que foi falado, já que ele tem informações que o atendimento tem atendido a população, até de outros municípios. Mas que irá buscar informações sobre o assunto e trará a resposta em tempo e que se isso realmente ocorreu, irá pedir providências.
E fechou sua fala agradecendo a todos que se enganaram na campanha em prol de seus candidatos a deputados.
Depois o mesmo usando seu tempo de Líder o Vereador Edjan: Agradeceu a população pelo reconhecimento de seu trabalho e a ajuda que tem dado ao seu trabalho na câmara municipal.
Falou o que o levou a apoiar a candidata Aline Corrêa e Marinaldo Rosendo. Agradeceu aos amigos Tavares, Neto, Ronaldo e Miúda pela indicação e trabalho.
As pessoas tem mostrado que tem compromisso comigo e com o prefeito.
Falou da gratidão pelo prefeito, pelas inúmeras conquistas dadas a população e citou a conquista do Corpo de Bombeiros, a aquisição do veículo para o combate as muriçocas, a entrega de prédios públicos, como a escola Belmiro Gonçalves, a UBS do Deus é Fiel, a pavimentação do Novo Alvorecer, entre outras.
Falou da atenção e preocupação com a população de Toritama.
Toritama e região sabem e reconhece seu trabalho.
Falou que com Edilson Tavares todos tem liberdade de escolher o que quiser. E disse que não o abandonará nunca, e que estará ao seu lado sempre.
E fechou sua fala dizendo que o próximo candidato a deputado filho da terra será o prefeito Edilson Tavares.
E por fim, pediu que a população vá no próximo dia 28, vote consciente para presidente.
Vereador Loló - Iniciou sua fala agradecendo a Deus pela volta aos trabalhos na casa legislativa.
Se disse satisfeito com os votos obtidos pelo seu candidato a deputado estadual Aglailson Vitor e ao deputado federal André de Paula.
Falou da honra de ter dado uma votação expressiva a André de Paula fazendo ele ser o segundo mais votados no município.
Reclamou de algumas pessoas tenham entrado em suas redes sociais e o chama de parasita. E rebateu as críticas dizendo que não é parasita e que seu voto para presidente será no candidato do PT.
Vereador Eduardo da Saúde - Reclamou novamente sobra a coleta de lixo e a limpeza urbana. Reclamou do número pequeno de profissionais de limpeza no município. A população precisa de limpeza urbana adequada, mas lamentou que atualmente haja um número tão pequeno de pessoas trabalhando na coleta de lixo e limpeza urbana.
Falou que não é um mérito da atual gestão não, pois desde a gestão passada, Toritama tem sido referência para a região pelo seu atendimento a população, não só da cidade, mas pra toda região.
Reclamou da burocracia do controle de ponto para os agentes comunitários de saúde e outras áreas. E pediu que fosse revisto essa situação.
E também agradeceu aos votos obtidos pelos seus candidatos a deputados estadual e federal.
Vereador Arimatéa - Parabenizou todos os professores pelo seu dia em nome dos professores Socorro Cordeiro e José Manoel (Zé de Mané Galo).
Parabenizou a professora Efigênia pelo trabalho desenvolvido na educação.
Expressou sua alegria em ter dado uma expressiva votação aos seus candidatos a deputado estadual e federal. Agradeceu ao povo pela confiança do voto de confiança e aos vereadores que assim como ele apoiaram e trabalharam em prol de André de Paula e ao candidato local José Carlos Fofão pela votação expressiva.
E disse que chegou a falar com as pessoas que um dia ele lhe ajudou, que agora retribuisse agora a ajuda com um voto em seus candidatos.
"Fofão seus votos são a vontade do povo de Toritama em ter um filho seu candidato a deputado estadual, creia nisso", disse o parlamentar.
Vereador José Carlos Fofão - Iniciou a população a expressiva votação.
Fez duras críticas aos candidatos votados na cidade, dizendo que a maioria dos candidatos votados aqui, não voltarão nem pra agradecer os votos obtidos.
Relembrou algumas falas e fatos ocorridos durante a campanha. Citou que o prefeito certa vez disse que o vereador seria envergonhado nas urnas. E que o prefeito errou feio, pois teve uma boa votação, mostrando que o povo de Toritama sonha em ter o seu legítimo deputado estadual.
Se disse feliz não só com a votação, mas com o carinho recebido pela população em sua caminhada durante a campanha.
Durante a campanha surgiram diversos boatos contra a sua pessoa e uma delas era que após a campanha ele voltaria a base do prefeito. E que não é verdade, e que o mesmo seguirá na oposição até o fim do seu mandato e que a sua meta é unificar toda a oposição para chegarem muito forte nas eleições municipais. E por fim parabenizou os professores pelo seu dia.
Vereador Ferreirinha - Agradeceu os votos dados aos seus candidatos a deputados estadual e federal.
Parabenizou Fofão pela expressiva votação.
Parabenizou a todos os vereadores que deram uma boa votação aos seus deputados.
Parabenizou os professores pelo seu dia.
Falou de seu trabalho ao lado do prefeito em prol da população de Toritama.
Falou da sua alegria por ter entregue mais uma obra a população e citou a entrega do prédio da escola Belmiro Gonçalves reformado.
Todos sabem da nossa luta em trazer melhorias para a nossa população.
Agradeceu ao prefeito por ter atendido mais esse pedido feito por ele e que outras obras virão.
Disse que a expressiva votação de Tony Gel e Raúl Henry são frutos do reconhecimento de seu trabalho junto ao prefeito Edilson Tavares.
E por fim agradeceu aos amigos que o ajudaram na campanha.
Vereador Doutor do São João - Parabenizou Fofão pela expressiva votação. E falou que é um desejo do povo de Toritama que vem desde antigamente e citou as candidaturas passadas.
Falou a população que apesar do recesso parlamentar, o mesmo vem trabalhando em defesa da população Toritamense.
E citou as obras da APAE que estão a todo vapor.
Falou de seus requerimentos e pedidos ao governo municipal.
E citou o projeto de uma lavanderia comunitária.
Vereadora Rossana - Parabenizou todos os professores pelo seu dia.
Citou diversos profissionais de educação.
Falou da expressiva votação obtida pelo Vereador Fofão. E também agradeceu a população pelos votos obtidos pelos seus candidatos Aline Corrêa e André de Paula.
Parabenizou a votação dada a Adeílson Toritama, Gerson Benedito e a todos.
E fez um apelo a secretaria da Cultura e trânsito que não se repita o que aconteceu essa semana com diversas ruas e vias públicas centrais totalmente fechadas. Por conta dos parques de diversão que foram montados para a celebração do dia das crianças, eventos outros e a feira. E pediu para que não se repita mais essa situação.
E pediu que haja planejamento melhor para que esse problema não volte a acontecer.
Por Wendell Galdino.