Bruno Araújo fala de sua visita e ações em Toritama.

O Deputado Federal Bruno Araújo (PSDB) foi ao lado de Mendonça Filho (Ministro da Educação), outra personalidade que se fez presente na capital do jeans na manhã deste sábado (17) durante a visita a recém inaugurada Escola Elizete Borba, como também a cerimônia de anúncio da liberação de novas verbas para o município.
Aqui tanto Bruno, quanto Mendonça também aproveitaram a oportunidade para rever seus amigos e aliados políticos. Também atenderam a imprensa local e falaram sobre a visita, a liberação de verbas, como também analisaram seus trabalhos tanto nas pastas, como nos ministérios. E por fim falaram da expectativa para este ano de 2018.
Ao ser questionado sobre a sua visita à Toritama, Bruno Araújo falou de sua satisfação de voltar ao município, onde detém não só correligionários, mas amigos e citou como por exemplo, a ex-vice-prefeita, Lúcia Pereira e o empresário Mauricinho, Nem de Abdias entre outros.
* Deputado Bruno Araújo, qual o real intuito de sua visita a nossa cidade?
Bruno Araújo: Voltar a Toritama é sempre uma alegria imensa, pois aqui eu estou em casa. Aqui construí não só uma base política, mas ganhei importantes amigos pra vida inteira.
* Além de acompanhar o Ministro Mendonça, o que o deputado federal trás para nossa cidade?
Bruno Araújo: O nosso gabinete disponibilizou para Toritama uma verba no valor de R$ 250 mil para pavimentação de ruas (calçamentos). Que beneficiará boa parte da população de Toritama.
O mais importante é compartilhar essas novas conquistas, não só novos recursos para o município, mas demonstrando o nosso compromisso com o povo de Toritama e testemunhando a aplicação das nossas verbas em obras e ações que beneficiaram nosso povo.
Aqui vimos a qualidade da obra, dos equipamentos adquiridos, como computadores, bancas e móveis de alta qualidade, os equipamentos de climatização das salas, a comodidade, segurança e todo o conteúdo que aqui verificamos. E assim ficamos muito felizes por ver que as verbas estão sendo investidas de verdade no bem como da sociedade.
Ver aqui os laboratórios de informática e demais equipamentos, vemos que o prefeito está dando a atenção devida a educação. Mostrando que escolheu a tecnologia certa, para que o aluno possa desenvolver melhor seu aprendizado dentro da sala de aula. Assim o prefeito demonstra que os investimentos em educação é fundamental para possibilitar aos filhos de Toritama condições iguais para o seu futuro.
Nesse jogo quando o estado, quando a prefeitura permite uma educação de qualidade, tá dando oportunidade para que os alunos tenham mais opções para o seu futuro. Particularmente eu estou muito orgulhoso do que vejo hoje em Toritama. Depois de tantos amigos que tive aqui como prefeitos, mas com todo respeito a todos, mas fico muito feliz com o que eu vejo aqui hoje.
Diante de tudo que já vivemos e vimos em Toritama, se você mostrar as imagens dessa escola sem dizer nomes, qualquer um vai dizer que essa escola é de São Paulo, Santa Catarina, Paraná ou qualquer outro estado do sul e sudeste do país, mas é aqui em Pernambuco, e em Toritama.
Fico muito orgulhoso do que vejo aqui em Toritama, terra por quem eu tenho um amor especial,ver as coisas acontecerem naturalmente e evoluindo com tanta qualidade.
*Que análise você faz do seu trabalho, tanto no Ministério como no Congresso Nacional, já que você deu uma pausa na câmara para se dedicar ao Ministério das Cidades?
Bruno Araújo: Eu acho que o resumo do nosso trabalho foi positivo. Eu acho que o resumo da minha alma e o sentimento no ministério, no congresso, enfim na vida pública é igual ao de Mendonça, de Edilson, no fundo é a mesma. Tudo que é feito com amor, é sempre positivo.
Pois é muitas vezes, é fazer enfrentamos necessários para fazer o que é certo. Quem tá a frente da gestão pública e se desamarra de políticas velhas em fazer as coisas só pensando em resultado eleitoral, deixar isso de lado e começar a fazer as coisas certas as coisas acontecem e quem ganha com isso é o povo.
Exemplo disso foram as nossas ações no ministério das cidades, como o: 'Cartão Reforma', a retomada do 'Minha Casa Minha Vida' que tava paralisada muitas delas por falta de pagamento. Como foi construir uma nova lei de entrega de títulos de propriedade, mais de 6 mil obras paradas que hoje seguem sendo feitas, devido os pagamentos em dia, ou seja botando a casa em ordem, montando equipes com responsabilidade é fazendo as coisas a quem interessa que é a população. Acho que esse espírito norteia a mim, a Mendonça, norteia Edilson e aqueles que querem realmente que as coisas aconteçam na vida pública. Sobretudo. Lembrando que todos os conjuntos de lideranças do Brasil e de Pernambuco sempre tiveram conosco, comigo, com Mendonça pedindo verbas e ações, nunca tiveram excepções de cor, lado partidário. Nunca foram perguntados quem eram o governo, o deputado ou coisa parecida, foram todos sempre bem recebidos e atendidos, sem excepção.
* Deputado Bruno Araújo, quais os reais motivos para a não vinda das casas populares para Toritama?
Bruno Araújo: É verdade. Foi uma pena e uma perca irreparável. Nós fizemos a nossa parte, nós conseguimos viabilizar recursos, selecionamos Toritama, viemos aqui fazer o anúncio da obra. Porém depois de tudo concluído a construtora deu pra trás. Foi lamentável. É bom deixar claro que as casa não saíram exclusivamente, não por culpa do Ministério das Cidades, não por culpa do Governo Federal ou Municipal, mas porque a construtora que ganhou o direito de construir a obra desistiu de realizar a mesma e o programa não permite que seja mudado. Então foi uma pena não ter dado mais esse presente a minha querida Toritama. O Toritamense ficou nesse prejuízo, mas nós já autorizamos mais 8 mil unidades para serem construídas em Pernambuco, entre rural e urbana e esperamos que desta vez Toritama possa apresentar novamente esse projeto e que dessa vez possa ser contemplada e com uma construtora que possa ganhar o direito de pleitear e construir as casas e assim cumprir com seus compromissos.
* Deputado Bruno Araújo, falando sobre eleições 2018. Quando será definida a chapa do principal grupo de oposição do estado e qual será a participação de Bruno Araújo, deputado federal, Senador, Governador, qual será o desafio?
Bruno Araújo: Amigo, 2018 é um ano importante e de decisões. Mas agora em abril nós decidiremos o nosso candidato a governador, Eu e Mendonça vamos decidir se vamos para as disputas estadual ou federal. Eu particularmente vou decidir se participamos, ou não, da chapa de candidatos a Senador. Tudo vai acontecer no seu tempo certo. Não temos pressa, estamos entrosados e na hora certa as coisas acontecerão. No momento estamos cuidando dos nossos mandatos de deputado federal. O senado nós vamos fazer dentro do conjunto de instruções com todas as lideranças políticas de Pernambuco. De modo especial que tanto eu, como os ministros Mendonça Filho e Fernando Bezerra Filho, os senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro e demais lideranças, todos ouvindo principalmente a nossa população. Eu tenho certeza que nós vamos tomar a melhor decisão pensando especialmente no povo e com base no que fizemos na administração pública. Mas será o melhor para todos. É como eu disse antes, estamos no rumo e dentro do tempo certo.
* Que mensagem Bruno Araújo deixa pra família Toritamense?
Bruno Araújo: A mensagem é sempre de gratidão. Feliz em poder ver a minha Toritama, que é uma cidade rica de espírito, de um povo trabalhador. Cidade rica materialmente falando. Que enfrentou e enfrenta crises, mas que não se deixa vencer, pelo contrário vence sempre. Construindo o futuro, dando oportunidade, gerando empregos e rendas. Gerando riqueza. Produzindo uma confecção de qualidade. Agora também tem a oportunidade de ter também uma educação de qualidade, através de uma gestão que tem responsabilidade. Eu quero dizer a vocês, quem não lembra de um tempo atrás, a gente assistindo aos programas de TV, como: 'Profissão Repórter' da Rede Globo, a vergonha de ver uma cidade tão importante para o estado e o país, ser mostrada de uma forma que não traduzia o que era e é Toritama de verdade. Mostrava uma cidade rica, mas que passava tantas dificuldades de infraestrutura e outros requisitos mais. Faltou no passado um compromisso maior dos seus governantes para com a cidade. Que bom que essa realidade mudou e Toritama hoje volta a ter esperança de gestão de qualidade com compromisso com o seu povo. Eu posso dizer que eu hoje tô muito orgulhoso de Toritama. Deixo claro que o prefeito Edilson Tavares não tem compromisso político comigo e nem promessas que isso aconteça. Mas as minhas palavras são de satisfação de quem ama essa cidade, que fortalece essa unidade, na intenção de trazer as melhorias e benfeitorias que o povo merece. E hoje eu vejo que os recursos vindos para o município estão sendo aplicados com seriedade e responsabilidade. Se continuar assim, podem sempre contar comigo.
Deputado Bruno Araújo e a sua ligação com a ex-vice-prefeita Lúcia Pereira?
Bruno Araújo: Ah! Lucinha Pereira, Mauricinho e toda família são meus amigos especiais. Lucinha é uma amiga fraternal, a quem eu tenho um respeito muito grande, um carinho especial por ela e Mauricinho. Respeito o momento dela se resguardar um pouco, se voltar para a família e pros negócios dela. Eu respeito qualquer decisão dela, mas estou sempre a inteira disposição dela, para o que ela precisar. Vindo ou não a Toritama, eu sempre tenho contato com ela, Mauricinho. Estou sempre dando notícias, pois gosto muito dela e família. Lucinha é uma pessoa muito especial e que eu carrego comigo com muito carinho no coração. Sou muito grato a Mauricinho e a Lucinha Pereira por tudo que já fizeram e fazem por mim até hoje. Ela será sempre uma importante parceira.
Grande abraço a todos e até a próxima oportunidade.
"Edilson Tavares demonstra que o investimento em educação é fundamental para possibilitar ao filho do rico e ao filho do pobre condições iguais pro seu futuro, ele (Edilson Tavares) entendeu que oferecer educação de qualidade para o filho do rico e do pobre é uma forma de tratar todos de forma igualitária", disse Bruno Araújo.
"Se vendas de seus olhos, colocasse você aqui e te perguntasse de onde era essa escola? Você logo responderia que era no interior de São Paulo, Santa Catarina. Não! É em Toritama, no agreste pernambucano, é no nordeste do Brasil. Fico muito orgulhoso, pela paixão que eu tenho por essa cidade e principalmente ver as coisas evoluírem com tanta qualidade. Eu fico muito orgulhoso pelo povo de Toritama", relatou Bruno Araújo.
"Há alguns dias antes de deixar o ministério, fui chamado para o congresso nacional para dar algumas explicações, do por quê de tanto dinheiro para Pernambuco. Foi daí que eu vi que estava no caminho certo", relatou o Deputado.
Matéria Produzida pelo Repórter: Wendell Galdino.
Fotos de Jessé Aciole.
Vídeo Produzido por: Éder Tenório.