Primeiro dia útil do ano em Toritama; confira os destaques.

Sol quente, falta d'água, comércio parado e casas lotericas e agências bancárias lotadas. Assim foi o primeiro dia útil da Capital do Jeans. Como as feiras só voltam oficialmente na semana que vem, não houve nenhum movimento de feira, nem no centro de compras, nem nas ruas ao redor do parque, que se quer receberam suas bancas de feiras, conforme determinado pela prefeitura. Apesar que alguns (poucos) bancos que apesar da determinação da prefeitura, se arriscaram e montaram suas bancas, mas o principal não veio, o cliente.
Desde as primeiras horas desta terça-feira, que pessoas já se aglomeravam nas calçadas das lotericas, como também na parte anterior das agências bancárias, o intuito era pagar as primeiras contas do ano, ou as que ficaram sem pagar no final do ano passado, pois devido ao feriado do dia 29, (aniversário da cidade) que as agências fecharam suas portas para balanço e só voltaram hoje as suas atividades normais.
Outro assunto que foi evidente na cidade de Toritama, foi a falta d'água, ou o não abastecimento de toda a cidade por parte da Compesa.
No último dia 29 de dezembro, dia em que a cidade comemorava os seus 64 anos de emancipação política, o Governador Paulo Câmara esteve na cidade para inaugurar parte da tubulação do lote 4 da Adutora do Agreste, que fica entre o distrito de Lages (Zona Rural de Caruaru e Toritama) que trará água do Sistema Pirangi para a Capital do Jeans. Até aquele momento tudo era festa e alegria, mas a lua de mel entre a população e o governo do estado, logo chegou ao fim, pois o abastecimento não atendeu a demanda da população e com a falta d'água a população não perdoou a Compesa e principalmente o Governo do Estado.
Em poucos locais a água chegou e encheu os reservatórios residenciais, na maior parte da cidade a água chegou, mas não foi o suficiente para abastecer as residências. Pra se ter uma idéia, em algumas ruas, a água chegou em umas casas e em outras não, o que irou a população. Já a periferia é a região que mais sofre com o abastecimento. Pelas rádios locais, a população aproveitou para reclamar a falta d'água e de informações por parte da compesa.
A compesa não emitiu nenhuma nota oficial sobre o caso. Extraoficial, um dos representantes da empresa disse que foi feito o que deu e que a população tenha paciência, até o próximo abastecimento, mas não disse quando será. Este mesmo representante da compesa, falou do alto número de canos estourados e danificados em todas as partes da cidade. Agora só nos resta esperar. Já que ninguém aparece para dar a resposta ideal para a população toritamense.
Assim começou o ano de 2018 em Toritama.
Por Wendell Galdino