Na contramão – Toritama fecha 2017 com redução de 17% no número de homicídios.

O município de Toritama fechou o ano de 2017 com redução no número de homicídios se comparado aos 12 meses do ano anterior.
Nos últimos anos, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) bateram todos os recordes negativos no estado de Pernambuco e Toritama teve, em 2016 o seu pior índice com o registro de 46 crimes de morte desde que os números passaram a ser divulgados em 2004.
De acordo com os dados divulgados pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS), a Capital do Jeans teve uma redução em 17% ao fechar 2017 com 38 homicídios. Os números chamam atenção, porque colocam o município na contramão de uma crise que afeta praticamente todas as cidades pernambucanas.
Embora tenha havido uma redução no registro de mortes, os números não escondem o baixo efetivo policial e a falta de delegado titular na cidade de Toritama, que não possui plantão nos finais de semana.
A delegacia local ainda foi alvo de denúncias feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) e ações do Ministério Público contra as péssimas condições estruturais. Confira a tabela com a evolução dos homicídios em Toritama, de 2011 a 2017.
Por Evandro Lins