Prestação de contas do Prefeito Edson Vieira

Na tarde deste sábado (23), antevéspera de Natal, aproveitando as confraternizações de final de ano, o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), reuniu a imprensa de Santa Cruz e região, para um almoço em sua residencia, ao lado de amigos e familiares, e aproveitou o momento para a costumeira prestação de contas deste primeiro ano de seu segundo mandato. O evento acontece desde o seu último mandato como Prefeito, e serve como uma avaliação do seu ano, além do futuro da gestão municipal, o que tem sido um diferencial em relação à outros municípios.
Na ocasião, o gestor fez uma apresentação das obras realizadas e as que já tiveram liberação de verbas para futuro, com melhoramento em diversos setores da cidade e zona rural. E um dos principais pontos é a área estrutural com pavimentação de ruas e avenidas, até a construção de novos prédios públicos. Confira os principais pontos abordados;Logo no inicio de sua apresentação, Edson contou da felicidade da cidade ter sido contemplada pelo Ministro à época Bruno Araújo com 500 casas do programa ''minha casa, minha vida'', que segundo ele, já estão em fase de tramitação na própria Caixa, a adesão de mais 140 residencias populares que serão somadas as outras 500 unidades.
Ainda na parte estrutural, Edson conta a realização do Centro de Educação Infantil, que já está em funcionamento, mais de 250 ruas calçadas, asfalto para mais de 45 setores, entre ruas e avenidas, com um valor de 10 mi investidos, iluminação da via que dá acesso ao distrito de Malhada do Meio. Já para as liberações e ordens de serviço, o tucano apresentou números equivalentes à destinação de novas obras como, a de revitalização das praças e da avenida Pe. Zuzinha, a qual segundo o gestor deverá ter consulta pública aos moradores para definição de como acontecerão as obras no local. Ordem de serviço para construção da escola do Polispacas, num valor de 1,5 milhão, além de mais 1 milhão investidos para construção da quadra de Poço Fundo.
Diante da necessidade de novos aparelhos de educação, há uma prioridade de construção de três novas creches, e no lado da saúde os investimentos não param, isso porque o gestor apresentou um pacote de novas obras, sendo na ampliação e restauração do hospital municipal, mais quatro unidades do Unidade Básica de Saúde - UBS num valor estimado de 1,7 milhão, além de uma AME infantil, com especialidade nos cuidados com crianças que tem microcefalia. Sem contar ainda com os gastos com a manutenção da UPA 24h que segunda Edson tem um gasto mensal de 800 mil, e que o governo federal não envia absolutamente nada para manutenção.
Na segurança há um valor geral até o final do ano para manutenção, equivalente ao mensal da UPA, chegando à 64 mil mensais, contando com a preparação dos guardas, reciclagem de pessoal, compra de material, e inclusive já existe um projeto de armamento da guarda para dar maior autonomia ao efetivo.
Na educação Edson comemorou o resultado de 1º lugar nas avaliações como SAEB e GRE, que teve as notas em crescimentos nos níveis básicos durante sua gestão.
No social, apresentou o resultado de vários projetos de inclusão, cultura como a realização de São João da Moda, espaços de convivência, e programas voltados para as famílias.
Sobre empregabilidade, Edson lembrou do concurso público, que deverá acontecer em Fevereiro, e encontra-se com as inscrições abertas, e um total de 500 vagas a serem disputadas pelos candidatos.
Segundo o Prefeito Edson Vieira, mais de 70 milhões foram investidos nas obras e liberações supracitadas, e que muitas outras deverão surgir de acordo com a demanda do município. Ainda sobre as liberações o Prefeito fez questão de lembrar em cada verba a parcela de contribuição de Deputados e até de lideranças oposicionistas locais, mostrando ombridade em reconhecer as parcelas de contribuição de cada um.
Após a apresentação, o gestor se confraternizou com os representantes da imprensa de Santa Cruz e região, que inclusive teve a participação dos comunicadores de Toritama, Wendell Galdino, Evilázio Lucena e Jessé Aciole.
Matéria e Fotos de Jessé Aciole.