Aprovação do prefeito de Toritama chega a quase 80%

Em tempos de crise econômica, onde 90% dos municípios no Brasil ainda estão juntando dinheiro para pagar seus compromissos, como as Folhas de novembro de dezembro, além do décimo terceiro, que, em algumas cidades, virou “artigo de luxo”, um município pernambucano se destaca.
Em Toritama, os salários de dezembro, décimo terceiro e todas as obrigações trabalhistas foram quitadas desde último dia 21, por aquela Prefeitura. Vale destacar, que a primeira parcela do décimo terceiro naquele município foi paga em 30 de outubro. Essa ação, que é uma obrigação para os empregadores públicos, é uma das explicações para o índice de aprovação de 79,7% do prefeito Edilson Tavares, do PMDB.
Quem atesta essa aprovação, em tempos de descrédito nos políticos e na política, é o Instituto Opinião, de Campina Grande, que realizou pesquisa quantitativa de opinião pública com o objetivo de identificar, junto aos habitantes de Toritama, opiniões relacionadas a assuntos administrativos e socioeconômicos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2017 totalizando 400 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados.
A pesquisa mostrou que, além de uma aprovação surpreendente de 79,7%, a atual gestão vem acertando no caminho escolhido, pois 85% dos entrevistados afirmaram que Toritama está no caminho certo (progredindo). Quando a pergunta foi que nota daria a administração do prefeito de Toritama, Edilson Tavares, a média ponderada cravada pela maioria dos entrevistados alcançou o índice de 8,8.
Quando se perguntou sobre a avaliação geral da gestão, 35,4% avaliaram como ótima a administração do prefeito; 34% disseram que é boa; 15,3% regular; 6,5% ruim e apenas 1,3% péssima. 7,5% não responderam ou não sabem.
A Pesquisa perguntou ainda sobre a qualidade dos serviços públicos prestados, e os resultados confirmaram a avaliação geral. Serviços como iluminação pública, que decorou a cidade para as festas de final de ano, com a realização do Natal de Jesus, o primeiro da história daquela cidade, atingiu patamares de 82,10% de ótimo e bom. A média geral da saúde foi de 8,5, tendo serviços de emergência do hospital apontado como ótimo e bom por 88% dos entrevistados. Nesse ano de 2017 a Prefeitura entregou a população 9 novas ambulâncias e a compra de mais de 2 milhões de equipamentos para o hospital, que no ano que vem será reformado.
O bom desempenho da gestão foi desdobrado em todas as áreas. A nota geral da educação foi de 8,6. A qualidade da merenda escolar foi apontada por 80,4% dos entrevistados como ótima e boa.
Toritama não acompanhava a construção de uma escola há mais de 30 anos, o prefeito Edilson Tavares deu ordem de serviço e está construindo três escolas novas e reformando mais cinco. Foram seis novos ônibus entregues, tendo o serviço de transporte escolar apontado como ótimo/bom por 79,8% dos entrevistados. Quase 10 milhões foram investidos para dar um salto de qualidade na educação.
A Assistência Social, um dos destaques da pesquisa, conseguiu atingir o patamar de 94,8% de citações de ótimo e bom no atendimento aos usuários do Programa Bolsa Família. No último dia 07 de dezembro a Secretaria de Assistência Social realizou o “Debutantes Nota 10”. O evento teve o apoio dos empresários locais e realizou o sonho de mais de 50 meninas que tiveram as melhores notas da rede pública no ano letivo de 2017. O desempenho geral da Secretaria de Assistência Social foi de 8,3.
O prefeito apresentou no final do mês de agosto o Projeto da Nova Feira do Jeans, que tornará a atual feira no maior símbolo de urbanidade daquele município. O trabalho foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que atingiu a Nota de 8,3. A Secretaria de Planejamento e Gestão, área da administração pública, atingiu o patamar de 8,4. O pagamento antecipado dos servidores todos os meses, inclusive com o adiantamento do décimo terceiro salário, a implantação do modelo de monitoramento e a nova sede administrativa do Poder Executivo foram as ações de destaque daquela pasta.
O trabalho, mesmo no final do ano, continua em ritmo acelerado. No último dia 22 de dezembro, a Prefeitura, em ato simbólico, fez o encerramento do lixão, um dos momentos mais significativos desse primeiro ano de gestão. Amanhã, o governador Paulo Câmara estará em Toritama, para anunciar a retomada do abastecimento de água, noticia esperada há muito tempo pela população daquele município. Com certeza, pela revelação desses dados, o prefeito Edilson Tavares está rindo à toa.
Do Blog do Magno Martins.