De 03 a 05 de novembro a Paróquia de Vertentes viveu a Visita Pastoral Missionária com Dom Francisco Lucena.

Durante os dias 03 e 05 de novembro, o Bispo da Diocese de Nazaré, Dom Francisco Lucena esteve na Paróquia São José, na cidade de Vertentes, realizando a Visita Pastoral Missionária.
Reunião com as pastorais e conselhos paroquiais, encontro com as crianças da catequese, conhecer os trabalhos sociais realizados, visita as capelas, prefeitura, câmara municipal, sindicato dos trabalhadores rurais, escolas também fizeram parte da programação e permitiram que o Bispo Diocesano estivesse mais próximo do rebanho a ele confiado.
Dom Francisco presidiu missa igreja matriz e nas comunidades pertencentes à paróquia: Comunidade do Gravatazinho, Nossa Senhora das Graças (Tubibas), Nossa Senhora Aparecida (Cumaru e Riacho Direito), São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Fátima (Chã do Junco), Santa Luzia (Comunidade do Jacú), Santo Antônio Galvão (Caruá), Santa Rita (Caruá e Barreira Vermelha), São João Baptista (Ferraz), Santa Terezinha (Bairro São José), Nossa Senhora das Dores (Goiabeira), Santo Antônio (Rua Nova), São Francisco (Lagoa Rasa), Nossa Senhora das Graças (Lagoa Rasa e Bairro Luiz Soares), Comunidade de Santa Luzia (Serra Seca) e São Sebastião (Capela Nova). A Visita Pastoral terminou no domingo, dia 05, com missa na matriz.
“Pairou sobre nós, durante a visita, a alegria e o amor trazidos por Dom Francisco Lucena. Para os movimentos e pastorais foi uma injeção de ânimo e coragem. Foi bonito de ver o encontro do Pastor com as ovelhas, especialmente nas comunidades onde é difícil o Bispo ir, uma vez que, geralmente, quando vem à paróquia, ele vai só na matriz”, testemunhou o pároco local Padre Antônio Lucena.
A Igreja é missionária por sua natureza. Jesus enviou os apóstolos em missão: “Ide por todo o mundo proclamar o Evangelho...” (Mc 16, 15); “Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações...” (Mt 28, 19). Os apóstolos, a partir de Pentecostes, iniciam a caminhada missionária da Igreja. Assim, a Igreja, mais que ser missionária, ela mesma é uma comunidade em permanente missão a favor do Reino de Deus anunciado e iniciado por Jesus! Após a celebração da manhã do domingo dia 05, o Bispo Dom Francisco Lucena reservou um momento para atender a imprensa. Durante a sua fala o mesmo falou de sua trajetória sacerdotal, seus desafios e a satisfação de poder estar presente não só nas sedes, mas nas comunidades e capelas.
Falou da importância da igreja no dia a dia da sociedade, nas políticas e principalmente nas famílias. Se disse satisfeito com o que viu e sentiu em cada visitação. Os encontros com as pastorais, movimentos, grupos paroquiais, coordenações, conselhos, crianças, em fim feliz com tudo o que viu, participou e realizou. E fechando sua fala disse os frutos dessa visita serão sentidas no dia a dia da igreja como num todo e que bons frutos serão colhidos por todos. E disse que em breve voltará não só a Vertentes, mas a todas as 26 paróquias que compõem a Diocese de Nazaré.
Por Wendell Galdino