Agora é oficial: Vertentes não tem mais agência bancária.

Passava das 11h da manhã desta quarta-feira (22), quando um veículo de mudanças foi estacionado em frente ao prédio onde funcionava a agência bancária do Banco do Brasil, na praça ao lado da igreja católica e fez o recolhimento do restante dos móveis e equipamentos da agência.
Na ocasião a pessoa responsável pela ação não estava autorizada a dar qualquer explicação. Foi fixado um comunicado na porta do prédio, informando aos clientes e cidadãos, onde os mesmos poderiam realizar suas ações e serviços bancários. Segundo a nota trazia a seguinte informação:
Presado cliente. A partir do dia 20/11/2017 o atendimento prestado por esta agência será realizada no seguinte endereço: Agência Banco do Brasil Taquaritinga do Norte. Endereço: Rua Professor Luiz Carlos, n°173 Para a sua comodidade, o Banco do Brasil coloca a sua disposição os canais alternativos de atendimento.
*Central de Atendimento BB 4004-0001 ou 0800-729-0001 e 0800-729-0088 (Para deficientes auditivos);
* Internet: www.bb.com.br.
Além dos pontos de atendimento BB localizados em Taquaritinga do Norte você também poderá realizar suas transações bancárias nos seguintes pontos de atendimento:
1 Agência dos Correios
2 Farmácia Mendonça (correspondente bancário).
Diante desses fatos a população reagiu de forma negativa com a desativação da agência, e preocupada com o futuro do município. Pois além do próprio comércio, a cidade dispõe de um grande número de aposentados, pensionistas, funcionários públicos (municipal, estadual e federal). Para o comércio, sobreviver em uma cidade onde o dinheiro não circula, é tarefa tão difícil quanto tirar leite de pedra. Alguns comerciantes fizeram algumas indagações a nossa reportagem: “Como é que nos vamos sobreviver com a única agência bancária do município desativada? O comércio sofrerá um grande impacto e isso poderá até levar a falência”, lamentam os comerciantes. A agência da cidade fechou desde o último dia 20, mas havia uma esperança de que essa decisão fosse revista pela superintendência do Banco do Brasil, diante das mobilizações feitas pelas classes, políticas, religiosas, comercial e até o sindicato dos trabalhadores rurais do município, mas de nada adiantou.
Vale salientar que representantes do BB estiveram no município e juntamente os bancários também ouviram reclamações dos comerciantes e outras classes locais. Para boa parte dos comerciantes disseram que: “Quando alguém vai sacar dinheiro em outra cidade, acaba gastando e fazendo compras na cidade onde realizaram a transação. Com isso, o comércio onde as agências foram fechadas está ficando sem clientes”, explicaram.
Sobre o fechamento das agências bancárias, as primeiras informações, dão conta que além dos ataques constantes dos bandidos às agências bancárias, outro ponto que justifica o fechamento das agências, são os avanços dos canais eletrônicos e a busca por eficiência. Isso têm contribuído para que os bancos reduzam a rede física de atendimento. Desde janeiro até que temos visto inúmeras agências no país serem fechadas, segundo o Banco Central (BC). No ano passado, o número ficou praticamente estável em relação a 2015, mas que este ano foi inevitável, por conta também da crise que afeta o Brasil.
Agora a população de Vertentes fica na esperança que as mobilizações feitas por parte das entidades, possam fazer o Banco do Brasil rever sua decisão e volte a atender a população vertentense com uma agência própria. Fala-se que com a saída do Banco do Brasil, um banco privado teria sinalizado um interesse em abrir uma agência no município. Cabe agora esperar pra ver o que vai acontecer.
Por Wendell Galdino.