Acompanhe o resumo da Reunião na Câmara de Vereadores de Toritama, nesta quinta-feira 19-10-17.

Na Manhã desta quinta-feira 19 de outubro aconteceu mais uma reunião na casa legislativa João Manoel da Silva, na Cidade de Toritama no agreste de pernambuco, acompanhe a parti de agora as falas dos nobres vereadores que usaram a tribuna da plenária Romeu Simplício da Silva.
Vereador Maviael Xavier Leite - Cobrou a instalação dos semáforos no perímetro urbano da rodovia PE 90 entre os bairros da COHAB e Independente. Parabenizou a polícia militar pelo trabalho de rondas em todo o município.
Vereador Birino - Cobrando a reposição dos tubos de saneamento em alguns trechos do município, que estão estourados e jorrando esgoto a céu aberto. Cobrou a requalificação da fábrica municipal de tubos. Falou também (segundo ele) da quantidade de ambulâncias sem qualidade. E citou exemplo. Cobrou o combate as muriçocas. Falou da falta de um número maior da equipe e equipamentos para limpeza pública. Até a retirada da metralha está sendo falha. Reclamou de um carro para o combate a muriçoca em parceria com a cidade de Jataúba e por conta de uma"peça" o carro voltou sem prestar serviço a comunidade.
Depois usando seu tempo de Líder, o Vereador Birino (Líder da Oposição) - Disse que o Vereador Edijan está tentando colocar ele contra os outros vereadores. Mas que não terá êxito. Enalteceu o bom trabalho feito por Andréa na saúde. Disse que o vereador líder do governo, tenta distorcer as suas opiniões e críticas ao governo. Disse que Edijan quer colocar não só contra os outros vereadores, como também contra a população. Disse que as suas cobranças são feitas com responsabilidade e conhecimento de causa. Voltou a cobrar treinamento para os condutores das ambulâncias do município. Voltou a fazer cobranças quanto as ações da educação, cobrou as reformas das escolas. E pediu explicações sobre as verbas das escolas, onde estão sendo aplicadas as verbas. Voltou a chamar o processo seletivo da educação de fraudulento. E disse que não irá se intimidar diante dos descasos da administração. Quando são méritos, é do prefeito, porém quando são erros, a culpa é dos secretários. Voltou a cobrar ações de combate as muriçocas, a volta da biblioteca e centro tecnológico e também cobrou pagamento do piso salarial aos guardas municipais. É que irá a todas as instâncias para lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população.
Vereador Derivaldo - Cobrou do órgãos de segurança rondas e fiscalizações principalmente na pracinha das crianças. Cobrou explicação por parte das empresas que vendem gás que expliquem o real motivo para tal cobrança nos valores oferecidos a nossa população. Falou das ações abusivas de alguns guardas municipais durante suas ações. Pediu providências necessárias para resolver tais situações.
Vereador Edijan - Falou dos benefícios das ambulâncias colocadas nas UBS's e nos postos de saúde do município. Falou da aquisição de novos veículos tanto na saúde, educação e outras áreas. Cobrou dos demais vereadores que na hora que forem fazer denúncias, que dêem nomes e detalhes dos fatos. E não com indiretas. E que novas conquistas viram para a população. E por fim falou da satisfação de ter recebido informações positivas sobre a nossa saúde. E se disse a disposição de todos para o que for de benefício da população.
Depois usando seu tempo de Líder, o Vereador Edijan (Líder do Governo) - Disse que não é verdade que o mesmo tem tentado colocar um vereador contra o outro e nem contra a população. Eu sou da verdade e jamais vou colocar ninguém contra ninguém. E voltou a mostrar as aquisições e conquistas da atual administração. Falou que a atual gestão honra seus compromissos com a população. Falou que ano que vem a cidade viverá novos desafios. Voltou a comparar ações na iluminação de antes com agora. Prefeito tem compromisso com Toritama. O atraso da nossa cidade acabou.
Vereador Loló - Cobrou explicações sobre os valores cobrados pelas distribuidoras de gás do município. Falou que a cobranças caem primeiro em cima dos vereadores. E pediu que a casa deve acionar o Ministério Público local para regularizar tal situação. E disse que espera contar com o apoio dos demais edis. Falou que outros municípios têm reconhecido o sucesso da atual administração. E fechou com o parabéns ao prefeito.
Vereador Eduardo da Saúde - Fez um pedido de informação sobre o convênio feito entre o município com o BEPI. Pois segundo ele, não está havendo cumprimento de tal acordo. "Contrato assinado, ou compromisso assumido, é compromisso cumprido!". Citou algumas cláusulas do contrato que não está sendo cumprido. Falou de sua visita a escola municipal Mãe Carlinda e encontrou salas danificadas e até crianças sentadas no chão. Falou dos prédios locados para escolas, mas até o momento não foram entregues a população, e nenhuma resposta foi dada até agora. Chamou de desumano a forma de como tem tratado os alunos da rede municipal de ensino. Na saúde Eduardo cobrou a aquisição de uma UTI Móvel para o município. Como também que seja realizado treinamento de primeiros socorros para os motoristas das ambulâncias. Pediu uma ação enérgica para o combate as muriçocas, pois a cidade vive uma calamidade com tamanha peste. "Muriçocas são transmissoras de doenças como: microcefalia e zica, além de outras." E cobrou que seja realizado treinamento para os que fazem parte da guarda municipal.
Vereador Arimatéia - Iniciou parabenizando a atitude do prefeito e de Andréa pelos relevantes serviços e trabalho realizado na saúde.
Falou que os méritos são deles e de mais ninguém. Falou que foi mal interpretado por um radialista que não falou mal do gestor passado, mas com o resultado da educação. Falou que tem que se respeitar as placas de sinalização do município, sim. Mas lamentou a forma de como os guardas municipais tem tratado os condutores de veículos que trafegam em nosso município. Cobrou melhorias no tratamento dos mesmos com a população. Que haja uma capacitação para a classe. E mostrou algumas falhas existentes em alguns trechos da nossa cidade. Não estou contrário as ações, mas as formas de como fazem as abordagens. Não todos, mas alguns que tem agido assim. Voltou a cobrar dos comunicadores melhores interpretações e que não coloquem a população contra os vereadores.
Vereador Morica - Falou de seu requerimento solicitando uma requalificação ou revitalização na nossa Avenida João Manoel da Silva, que ela se torne um verdadeiro cartão postal para a nossa cidade. Solicitou que a prefeitura deixe uma das vias todos os inícios de manhãs destinadas para as pessoas que fazem caminhadas todas as manhãs. Quanto as cobranças a educação, ele disse que tenham paciência, pois no ano que vem, com a construção das novas escolas, a maior parte desses problemas serão solucionados.
Ferreirinha - Falou da importância do papel desempenhado pela guarda municipal. Reconheceu que há falhas, mas que há mais acertos do que falhas. Cobrou do executivo que dê uma atenção especial para a classe, a começar pelos salários, que sejam pagos salários mais digno para a classe. Falou que apesar das críticas, o trabalho deles tem tido reconhecimento da população. Falou que acredita na administração do atual prefeito. Se colocou a disposição para lutar por melhores preços do botijão de gás para a população.
E assim foi mais uma reunião na Casa Legislativa João Manoel da Silva na Cidade de Toritama.
Fotos: Éder Tenório, Matéria de Wendell Galdino.