Prefeito, Vice e Vereadores são Diplomados em Toritama.

O Cartório Eleitoral de Toritama realizou na tarde desta quarta-feira (07) a cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal deste ano. O evento aconteceu no prédio da Câmara Municipal da cidade.
Foram diplomados os 13 vereadores, os suplentes, o prefeito eleito, Edilson Tavares (PMDB) e o vice-prefeito eleito, Romero Leal Filho (PMDB).
Após a diplomação cada edil teve direito a usar a tribuna para expressarem seus sentimentos e fazerem seus agradecimentos. Vale lembrar que Edilson Tavares venceu as eleições municipais deste ano com um total de 9.212 votos, o equivalente a 37,10% dos votos válidos. O segundo lugar ficou para o atual prefeito Odon Ferreira (PSB), com 7.850, o que equivale a 31,62 % e o terceiro lugar ficou para atual vice-prefeita, a Sra. Lucia Pereira "Lucinha" (PSDB), que obteve 7.765, o equivalente a 31,28 %.
Durante suas falas todos os edis, agradeceram a Deus, aos familiares, amigos, correligionários e a população em geral pela conquista. Cada um expressou sua felicidade de poder está ali, sendo diplomado, depois de uma campanha difícil e acirrada. E prometeram muito empenho nessa legislatura e desejaram sucesso na nova administração que se inicia a partir do dia primeiro de janeiro de 2017.
Por sua vez o prefeito eleito Edilson Tavares se disse satisfeito, tranquilo, feliz, honrado e agradecido com tamanha responsabilidade. Disse que não será fácil, mas que fará o possível para honrar cada voto nele depositado. Falou que a diplomação é a coroação de um trabalho planejado e bem executado. E acima de tudo com a permissão de Deus. O mesmo disse que sabe que é um desafio grande, que há uma expectativa muito maior por parte da população. Mas que trabalhará diuturnamente para corresponder as expectativas da população em geral. Mas diante do modelo que foi apresentado durante a campanha, será posto em prática e que o resultado será exitoso.
Quanto a Câmara Municipal, Edilson falou que espera ter a Casa Legislativa, como uma parceira de sua administração. Mas que não irá intervir no que for de cunho interno da mesma, como por exemplo a decisão de quem será o presidente da mesma. Espera que eles entre si, escolham o que for melhor para conduzir a mesma, de forma ética e em conformidade com a lei. Disse que tem conversado com todos os vereadores eleitos e que já disse que respeitará todos os poderes, mas que espera que a casa seja parceira da sua administração. E entende que o prefeito não deve interferir ou intervir em defesa de um ou outro nome, mas usará o diálogo para ter a maioria dos vereadores ao seu lado. E que isso não será difícil, pois nas conversas que já teve com os mesmos sentiu deles a vontade de ajudar o executivo na sua administração. E se disse não prefeito de um grupo, mas prefeito de todos. E que em seu governo não haverá cores, lados ou palanques e sim a vontade e o desejo de quem sonha com uma Toritama melhor para todos. E que está a disposição da casa legislativa."Independente de quem ficar, nós teremos a maioria na Casa. Pois todos aqueles que nós conversamos se mostraram dispostos a está conosco compondo o governo". "A minha aliança é com relação ao governo e não com relação a presidência da casa. A presidência é de prerrogativa dos edis e não minha", disse Edilson.
Quanto a apresentação do secretariado. Edilson está em fase de conclusão, pois foi feito uma consultoria e com base nos resultados, desta consultória tem se chegado aos poucos na definição dos nomes, mas que nestas duas semanas haverá um evento onde serão apresentados os nomes daqueles que irão compor o seu secretariado. O certo é que haverá uma redução nos números de secretarias. E que nestas decisões tem que se ter cautela e paciência. Falou que terá uma boa relação com os demais grupos políticos da cidade, para se ter um governo de coalizão, para o bem de todos, pois serei governo de todos. Falou que tem relatórios e informações de quem tem serviços prestados ao município e que tentará aproveitar ao máximo essas pessoas que estão ou já estiveram a frente da administração publica, para que eles possam desempenhar os seus papéis e funções dentro da sua administração.
E por fim, Edilson falou que deseja que cada cidadão colocasse em seus corações o sentimento de propriedade deste município, pediu mais empenho de todos, pois a cidade só atingirá seus objetivos se os seus filhos vivam em sintonia e união. Pois a cidade não é do prefeito ou de qualquer outra autoridade, a cidade é do povo. Vamos trabalhar incansavelmente para organizar, as feiras, o trânsito, a educação, a saúde dentre outros pontos. Disse que o povo pense num coletivo, para o bem da cidade. Sabemos que em algumas decisões não serão agradáveis, que não agradarão a algumas pessoas, mas que com o tempo o povo entenderá tais decisões. Por isso pediu mais união e atenção, além de paciência em algumas ações e decisões, mas que será para o bem da cidade. E que o povo sabe que o seu plano, não foi e nem é um plano de poder, mas de governo e governo voltado para o povo. E que tem certeza que o grande beneficiado será o povo de Toritama.
Matéria de Wendell Galdino.
Fotos de Éder Tenório.