Edilson aparece na frente em Toritama.

Faltando 15 dias para as eleições municipais, o cenário político em Toritama é de empate técnico. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, o candidato Edilson Tavares (PMDB) está dois pontos percentuais à frente de Odon Ferreira da Cunha (PSB), apresentando respectivamente 30% e 28% das intenções de voto aferidas segundo o critério de resposta estimulada (no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados). Para complicar ainda mais a situação, a candidata Lucinha Pereira (PSDB), apesar de aparecer em terceiro lugar, também está bem colocada no páreo: cravou 26% das intenções, mostrando que, no município, os votos de cada um dos 12% de indecisos e dos 4% dos que declararam votar branco ou nulo serão decisivos.
Ainda de acordo com o levantamento estimulado, Edilson se mostrou o favorito entre os eleitores jovens (até 24 anos), com 37,2% das intenções de voto. Já Lucinha foi a campeã dos idosos, alcançando 40% dentro da faixa etária superior aos 60 anos. Não houve diferença significativa de opinião entre os homens e mulheres ouvidos.
Odon Ferreira é o atual prefeito de Toritama e tenta a reeleição, mas a disputa no município está tão acirrada que a mesma pesquisa mostrou vantagem de seu nome sobre Edilson, com 0,5 ponto de diferença. Esse resultado foi obtido quando os entrevistadores seguiram o modelo espontâneo de levantamento de dados, no qual as perguntas são feitas sem a apresentação prévia dos nomes dos candidatos. Seguindo este critério, Odon foi o mais lembrado e estaria com 26,3% dos votos. Edilson alcançou 25,8% e Lucinha, 23%, sendo 20,9% os indecisos e 4% os brancos e nulos.
Já quando o assunto é rejeição às candidaturas, Edilson leva vantagem. Entre os eleitores ouvidos, 38% declararam que não votariam de jeito nenhum em Odon. Lucinha vem em segundo lugar neste ranking negativo, com 33,3% de recusa a seu nome. Já Edilson conta com apenas 11,5%. Segundo os dados coletados, 14,4% dos eleitores não rejeitam nenhum dos três nomes, e 2,8% não votariam em qualquer um deles.
O levantamento também mediu a forma como os cidadãos de Toritama avaliam a administração de Odon Ferreira. 50,5% dos entrevistados desaprovam a atual gestão, enquanto 40,8% aprovam e 8,7% não quiseram ou não souberam responder. O índice de aprovação é mais alto entre os entrevistados que possuem nível de instrução superior, alcançando 60%. Ao mesmo tempo, 65,7 % dos que possuem renda familiar superior a dois salários mínimos disseram desaprovar a administração de Odon.
Em relação ao governador Paulo Câmara, que é do mesmo partido do prefeito, a maioria dos toritamenses também não se mostrou satisfeita: 47,3% estão descontentes com a administração estadual, 31% aprovam a gestão e 21% não opinaram.
A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, utilizando uma amostra probabilística casual simples por meio da técnica de Survey, que afere dados através de questionários estruturados e padronizados. Foram ouvidos 400 eleitores com mais de 16 anos nas localidades de Antão, Areial, Arlindo, Buraco Quente, Campo Alegre, Canaã, Centro, COHAB, Deus é Fiel/El Shaday, Duque de Caxias, Independente, Izídio Tavares, Mangas, Novo Coqueiral, Planalto, Príncipe da Paz, Santa Maria, São João, Serra do Posta e Valentin. Segundo o Instituto Opinião, o intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95,0% e a margem de erro máxima é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro do levantamento no Tribunal Regional Eleitoral é o de número PE­09443/2016.
Do Blog do Magno Martins.