O sonho de um homem realizado.

Sonho de criança, realização de adulto, o trabalho de um homem que viveu a vida ligado a arte da cinematografia, com a paixão de quem tem nos olhos um filme de alegria ao transportar nas telas a sua paixão.
A vida lhe proporcionou desde pequeno uma paixão de menino pela arte da cinematografia, seu José Aurélio da Silva, era ainda uma criança com idade de 7 à 8 anos, quando saía de casa para acompanhar de perto os filmes que passavam no antigo cinema da cidade, à época ainda muito jovem se fissurava com a forma de como os filmes se projetavam na grandiosa tela. Acompanhou de perto os trabalhos no Cine São Luiz, de seu Luiz Baía, onde ajudava o operador para poder assistir, como também aconteceu em outra oportunidade com seu Deca.
Alguns anos mais tarde surgiu a oportunidade de dirigir o seu próprio cinema, no inicio da década de 80 quando arrendou o prédio e as máquinas para iniciar seus trabalhos, tudo teve inicio na rua do Comércio, onde três anos mais tarde ele comprara as máquinas e as cadeiras que seriam suas a partir dali, também foi lhe oferecido o prédio, mais com receio de se endividar achou por bem não aceitar a proposta, e seguiu para outro ponto na mesma rua, aí seguiu mudando, passou pela rua 13 de maio onde ficou por um bom tempo, e seguiu para a rua João Pereira Tabosa, local em que ele adquiriu uma propriedade e instalou seu material definitivamente. Por um bom tempo o Cine São José funcionou, mais com a falta de público de uma cidade pequena, os negócios foram afracando e o cinema teve que fechar suas portas. Como sua paixão pela arte nunca foi pequena, o fechamento do cinema não o abalou, e ele abrira um negócio no mesmo ramo, a febre do momento era as fitas cassete, e viu na locadora uma maneira de continuar a trabalhar com sua paixão. Anos mais tarde, com a chegada dos DVDs a pirataria tomou conta do mercado e fez cair também os rendimentos das locadoras e novamente seu José Aurélio teve mais uma provação, o que mais uma vez não o abalou, fazendo agora ele retirar do fundo do baú o grande sonho de dirigir seu próprio cinema.
No ano de 2009, mais precisamente no dia 6 de abril, com belo talento e capricho na alvenaria, decidiu com seus próprios esforços iniciar a construção sobre sua casa, onde funcionou pela última vez o cinema. Sobre o sol escaldante que segundo ele nunca o desanimou, trabalhou como homem de idade e vontade de menino, ao longo dos últimos sete anos, para poder sorrir e ver tudo funcionando outra vez.
Em seu depoimento conversando conosco, sorriu e mostrou sua satisfação em concluir seus trabalhos, lembrou especialmente de Deus, que foi quem lhe deu forças para trabalhar e segurança, por ser um homem de uma certa idade, e trabalhar encima de um ambiente alto, sem a proteção obrigatória nas construções civis, mais com a proteção divina. Seu José com os olhos brilhantes como os de um menino que acabara de ganhar um presente, disse que não existem palavras para descrever o seu sentimento, ''alegre, alegre'', resumiu com um ar de emoção em seu semblante. Não foram preciso palavras para perceber que ali está um homem realizado, pois quem puder vê-lo de perto vai sentir o que o texto resume.
Ao falar de gastos ele sorriu, ''isso é o de menos, gastei sabe-se lá quanto, mais isso não importa, importa mesmo é o meu sonho que está se realizando e eu estou feliz. Não foi fácil, foi num período de crise mais aos pouquinhos fui fazendo e hoje já está pronto e funcionando.'
'
As sessões tiveram inicio e as escolas já participam trazendo seus alunos para realizarem trabalhos, e o público já começa sentir de volta a realidade, de ter um aparelho importante para o divertimento da cidade e para fornecer o entretenimento indispensável nos dias atuais.
Em se tratando de bastidores, as projeções são feitas em HD, transmitidas através de DVD e Blu-ray, ele conta que gostaria que fosse de fitas como os mais tradicionais, porém o material de transmissão hoje só teria em São Paulo, diferentemente de quando ele começou que tinha disponibilidade de trazer do Recife. ''Mais vamos fazendo o que pode, e esse desenvolvimento de hoje é melhor, facilita mais o nosso trabalho, tanto na qualidade de som como de imagem.'' Frisou. Em termos de espaço, a sala conta com 97 lugares, todos com poltronas que oferecem conforto, diferente dos antecessores que chegavam a acomodar cerca de 300 pessoas, mais não com o conforto de hoje. E ele ainda contou que foram elas uma das maiores dificuldades, pois nunca tinham pra vender, e por felicidade encontrou estas na capital do Estado, que já fora de outro cinema.
Seu José aproveitou para dizer que o cinema está de portas abertas, para as escolas e grupos para realização de apresentações para trabalhos.
O Cine São José (como já fora um dia) ou Cine Aurélio, nome ainda a se definir, é apenas um pequeno detalhe que falta, pois a grandiosidade deste sonho já está concreto, deixando claro que quando o homem sonha e tem fé em Deus, o trabalho será um detalhe para realizar e se sentir bem com seu ego, mostrando para a história que seu sonho fez parte dela, e com certeza, seu José Aurélio da Silva escreveu seu nome nas páginas da história desta cidade, que assim como ela, guerreiro que é, fez de um sonho de menino a realização de um homem.
O blogueiro e comunicador Jessé Aciole, parabeniza seu José Aurélio por sua realização, e assim como o símbolo dos cinemas Charlie Chaplin, mostrou sua arte e encantou o mundo com o silêncio dela, também silencie e apenas aprecie esse sonho através da tela, que conta a história de um homem e um sonho, que com as forças de Deus dedicou sua vida a esta arte e a arte se eternizou em seu coração.
''Lute com determinação, abrace a vida com paixão,perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve, e a vida é muito bela para ser insignificante.'' - Charlie Chaplin
Por Jessé Aciole.