Confira o resumo das falas dos nossos edis em mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Toritama - Casa João Manoel da Silva.

Após a leitura da ata e apresentação dos projetos de lei, foi dado inicio as falas dos nobres edis. Porém antes do inicio das falas, os vereadores Loló e Rossana pediram para se retirar da reunião por conta de outros compromissos. Loló por conta de uma viagem até a cidade de Vitória de Santo Antão. Já a Vereadora irá acompanhar o Prefeito na cerimônia de inauguração de alguns itens que seriam inaugurados na biblioteca municipal.
Em seguida foi dado continuidade as falas dos nobres parlamentares.
Confira os principais tópicos nas falas dos vereadores na tribuna:
* Nilton de Enoque - Parabenizou o Vereador Morica pelo sucesso do 19° Moridrilha e a sua importância para a nossa cultura e a valorização dos nossos artistas. Em seguida ele lamentou que a atual gestão tenha passado todo o mandato sem realizar os festejos juninos na nossa cidade. Disse que isso mostra a falta de compromisso do atual gestor para com a cidade é a população Toritamense.
Lembrou que na votação da Lei Orçamentária Anual, foi aprovado um orçamento de quase um milhão de reais em verbas para eventos em nosso município este ano. Principalmente na cultura local. E que não sabe em que foi utilizado tais recursos, pois os eventos culturais em nossa cidade foram muito poucos. Disse também que o governo não dá explicações sobre os destinos das verbas orçadas para este ano.
Voltou a lamentar que o atual gestor tenha continuado com as perseguições contra os funcionários públicos. E que diversas pessoas tem lhe procurado no intuito de informar o que estão sofrendo. Pois segundo o vereador se algum funcionário for visto ao lado de qualquer que seja o político que faz oposição ao prefeito é perseguido, podendo até perder o seu emprego.
Disse que o atual prefeito tenta enganar a população participando de eventos em nossa cidade. Mas segundo ele, se passaram os três anos e só agora ele está indo as ruas e aos eventos para tentar reconquistar a confiança da população.
Lamentou o episódio do lixo oriundo da saúde, que foi colocado em via pública.
E reclamou que o lixo deveria está sendo tratado conforme a legislação da vigilância sanitária. E não ser depositada nas vias públicas como se fosse um lixo domiciliar.
E criticou a Secretária de Saúde em deixar acontecer coisas como esse episódio do lixo hospitalar.
Lamentou que o município tenha perdido um veículo ambulância em um acidente automobilístico, pois a mesma não estava assegurada.
Ele também falou que a atual secretária tem atendido os anseios de alguns vereadores da base aliada e não atender a população. E por criticou o atual gestor pelas inaugurações de salas de aulas, paredes e outras obras pequenas diante da grandeza de nossa cidade.
* Birino - Lamentou o episódio do lixo da saúde e os transtornos e os perigos daquele lixo ali exposto para a população de um modo geral.
Reclamou do excesso de locações de móveis e imóveis realizada pela atual gestão.
Reclamou do atraso nas obras, principalmente na obra do campo municipal. E voltou a alertar das falhas existentes no local.
Reclamou que o governo tenha dado autonomia a pessoas desqualificadas, que vem comprometendo a administração. E que as criticas feitas pela atual gestão, quanto as falhas da administração passada, não são válidas, pois as mesmas coisas que ocorreram na passada, estão acontecendo nessa também, principalmente na área da saúde. E que a atual gestão vira e mexe ataca o hospital fechado,mas esquece que a secretária que ajudou a fechar o hospital, é a mesma que está a frente da pasta nessa administração.
Reclamou ainda da lentidão nas conclusões das obras da obra da creche, da quadra, dentre outras obras. Lamentou também as tantas falhas na atual gestão. E que não ver por parte do governo nada que queira mudar essa triste realidade. Finalizou assim a sua fala.
* Morica - Agradeceu à todos que fizeram e participaram da Moridrilha desse ano.
Falou da sua felicidade em poder realizar mais uma Moridrilha, a décima nona edição do evento. E agradeceu em nome da Vice Prefeita Lucinha a todos que contribuíram para a realização e o sucesso do evento.
Lamentou que estivesse acontecendo perseguições do atual gestor para com boa parte dos funcionários públicos, que se quer podem comparecer nos eventos realizados pelos seus opositores.
Chamou de vergonhoso tal ação em pleno século XXI. Mas que espera que esta população dê ao atual prefeito a resposta que ele merece. Disse que o evento é público e democrático. E que todos foram convidados, mas lamentou a ausência não só o atual gestor, mas das pessoas ligadas ao mesmo.
E a perseguição da atual gestão para com os funcionários públicos, principalmente proibindo os mesmos de poder brincar nos festejos encabeçados pelos seus opositores.
E se disse triste com a atual gestão e a forma de como ela tem tratado a nossa população. E que está esperançoso que o povo possa mudar essa história e que dê um voto de confiança a Vice Prefeita Lucinha. E mais uma vez agradeceu a todos pelo apoio de todos.
Vale salientar que os outros parlamentares presentes a reunião, tais como: Marcos Serafim, Mava, Zé Neto e Zé Boim, por exemplo, não fizeram uso da tribuna. E assim aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Toritama.
Por Wendell Galdino.