Auditoria do TCE de Pernambuco resulta na economia de 21 milhões de reais em licitação do Fundo de Saúde de Caruaru.

Uma análise prévia de um edital de licitação, realizada pelo Tribunal de Contas no Fundo Municipal de Saúde de Caruaru, resultou numa economia de R$ 21 milhões para os cofres públicos. O benefício se deu em função dos trabalhos da equipe da Gerência de Procedimentos Licitatórios do Tribunal, que apontou incorreções no edital e no orçamento estimativo do Pregão Presencial 13/2016.
A licitação, cujo objeto era a compra de medicamentos destinados à rede pública de saúde do município, tinha como orçamento inicial o valor de R$ 35.029.203,57. No entanto, após pesquisa local, a equipe de auditoria constatou que os preços estimados não representavam os preços praticados pelo mercado. Diante dos fatos, o conselheiro relator Dirceu Rodolfo de Melo Júnior solicitou esclarecimentos aos gestores, que suspenderam o processo licitatório e refizeram o orçamento. O edital foi republicado no último dia 15 de junho, com novo orçamento estimado em R$ 13.668.011,84, ou seja, uma redução de R$ 21.361.191,73.
Ao longo do exercício de 2016 os trabalhos desenvolvidos pelo Tribunal já geraram uma economia de R$ 91.342.598,59 para os cofres públicos.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/06/2016.