Lula refuta tentativa de envolver seu nome na Lava-Jato.

Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que repudia “qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos investigados na chamada Operação Lava-Jato”. Segundo o texto, publicado em uma rede social de Lula, o ex-presidente não foi citado na decisão do juiz Sérgio Moro que autorizou mandados de prisão e busca e apreensão na 22ª fase da operação, deflagrada nesta quarta-feira.
O texto diz, ainda, que Lula “não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal.” Segundo a nota, Lula foi o líder brasileiro que teve a vida mais vasculhada nas últimas quatro décadas. “Nos últimos 40 anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula, e jamais encontraram acusação válida contra ele.” Ainda segundo o texto, “não será investigando um apartamento – que nem mesmo lhe pertence – que vão encontrar uma nódoa em sua vida.”
Apelidada de “Triplo X”, a mais nova etapa da Lava-Jato tem como foco obras da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), cooperativa dos bancários que foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A cooperativa ficou insolvente em 2009, e as obras foram concluídas pela construtora OAS. A investigação tenta descobrir se os imóveis foram utilizados para lavar dinheiro desviado de contratos da Petrobras.