Com plenário vazio, Oposição cobra resposta do Executivo no combate ao vírus.

A reunião da Câmara de Vereadores de Toritama desta quinta-feira (10) foi marcada pela ausência de dez dos treze parlamentares do município. Os únicos três vereadores que compareceram a sessão, representavam a frente oposicionista na Casa.
Os demais componentes do Legislativo assinaram a ata, porém não participaram da sessão. Três deles alegaram problemas de saúde e os demais não justificaram as ausências.
Birino do São João (PSB), Fábio Araújo (PSDB) e Morica (PSL), realizarão a sessão revezando entre a presidência e o uso na tribuna. Em suas falas, os vereadores cobraram atitudes enérgicas da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Morica lamenta superlotação no Hospital e pede providências do prefeito Odon Ferreira.
O Líder da Oposição na Câmara de vereadores, Edmilson Morica (PSL), foi à tribuna para destacar o transtorno vivido pelos pacientes com a superlotação do único hospital do município.
Segundo o Parlamentar, as brigas e tumultos têm se tornado frequente na unidade de saúde, devido a crescente diária nos atendimentos e a falta de remédios, médicos e leitos. Morica afirmou que a Polícia Militar teve que intervir para acalmar os ânimos agitados e organizar o local.
“Algumas pessoas ficam se gabando porque o hospital atendeu 500 ou 800 pessoas por dia, mas, quando o hospital está cheio é porque a coisa está errada. Há um bom tempo recebemos reclamações dos atendimentos no hospital. Até a Polícia tem que estar lá apartando brigas, duas viaturas foi até lá para controlar a situação. Tudo isso poderia ser evitado se o prefeito tivesse compromisso com o povo” – destacou.
Morica pediu ainda que o Prefeito Odon Ferreira (PSB) tomasse uma atitude.
“Senhor Prefeito! Saia da sua casa e assuma sua posição! Nós sabemos que esse prefeito não tem compromisso com a população, as máquinas da Prefeitura servem para tirar areia e vender por ai, mas não servem para limpar o Rio” – completou.
Birino afirma que município possui casos de Microcefalia e pede derrubada de veto contra aumento de recursos em Secretaria.
O Vereador Birino do São João (PSB) usou a tribuna do plenário para destacar os casos de Microcefalia no município e pedir ações de combate ao vírus. Birino disse em seu discurso, que aproximadamente 50% da população toritamense já foi vítima da doença e o Executivo não demonstra importância com o caso.
“O que nós vemos é que nenhuma ação está sendo feita para amenizar o sofrimento dessa população. Mais de 50% do povo encontra-se doente, seis casos de Microcefalia já foram confirmados e o Prefeito não está nem aí para situação em que estamos” – disse.
O vereador também afirmou que o prefeito teria vetado uma emenda da Câmara de R$ 500 mil destinados a Secretaria de Meio Ambiente, que teve o orçamento aprovado para 2016 em apenas R$ 40 mil. Birino discordou da decisão e pediu que a Câmara derruba-se o veto do prefeito.
Ao final do discurso, o vereador comentou a foto divulgada nas redes sócias na ultima terça-feira (08) onde a vice-prefeita Lucinha Pereira (PSDB) apoiada pelo mesmo, aparece com o ex-prefeito Flávio Lima e seu grupo político transparecendo a união.
“Já deu muita dor de barriga e dor de cabeça em Cavalo de Pau, quando viram aquela foto” – disparou.
Aparentemente uma indireta ao grupo do também pré-candidato Edilson Tavares (PMDB).
Fábio Araújo diz que saúde do município não mostrou novidades após a saída de Lucinha
O Vereador Fábio Araújo (PSDB), usou a tribuna para cobrar ações da Secretaria de Saúde do Município.
Segundo o vereador, as projeções feitas pela administração da vice-prefeita Lucinha apontavam para um crescimento da pasta, argumentando que a terceira Unidade Básica de Saúde (UBS) do município que estar sendo construída, já deveria ter sido entregue na metade do ano e as demais ainda nem saíram do papel.
“Depois que a vice-prefeita deixou o Hospital no mês de abril, até agora nada foi feito por eles, apenas tentam manter, não houve nada de novidade. Nossa projeção erra para entregar a terceira UBS no mês de junho. Qual outra secretaria andou tão bem como a saúde? Não existe, porque não há planejamento” – argumentou.
O Tucano lamentou as mortes provenientes do surto no município e foi mais um pedir que a Prefeitura comece os trabalhos no combate ao mosquito.
“Eu não sei quantas pessoas terão que morrer em nossa cidade para ele enxergar o que está acontecendo. Nós vemos o exército e os agentes de saúde trabalhando aqui nas cidades da região. Aqui não se vê nada, nenhuma ação do prefeito ou da secretária” – concluiu.
Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.