Confira os principais pontos de mais uma reunião da Câmara Municipal de Toritama.

*Dió - Criticou a falta de interesse da prefeitura para com a chamada Rua da Invasão. Que até o presente momento não foi resolvido o problema daquela localidade. Prejudicando os comerciantes que comercializam alí.
Reclamou do excesso de funcionários na folha de pagamento. Alegou que não há responsabilidade com o erário público.
Pediu explicações quanto a aquisição do veículo responsável pela reposição das lâmpadas em nosso município. E pediu explicações por parte do Executivo.
*Loló - Falou da sua luta na área da saúde. E que não se esconde das pessoas e que a sua luta é por amor a causa.
E que não é vereador preguiçoso, não.
*Morica - Iniciou que foi mal entendido quando se referiu ao prédio da Escola Municipal Rui Barbosa, que não é digno de atender tanto os alunos, como também os profissionais que prestam seus serviços naquele local.
E que jamais destratou os que fazem a referida escola e sim as condições em que se encontra o prédio.
E que isso não é motivo para ter que se retratar, pois não denegri os que fazem a escola e sim o prédio.
E fechou sua fala dizendo que o prédio está imundo e envergonha todos que fazem a escola.
*Nilton de Enoque - Indagou as colocações do prefeito quanto ao Deputado Estadual Diogo Moraes. Disse que o prefeito é injusto com o parlamentar, que tanto fez pelo prefeito e o prefeito nada fez pelo deputado. E citou detalhes dos bastidores da campanha passada, quando o prefeito cobrou pelo aluguel do carro de som. E a questão do aluguel do prédio onde seria o diretório.
Também disse que o prefeito falta com a verdade, quando diz que os deputados não os ajudaram.
Falou que o prefeito tenta enganar a população com a entrega de obras que se iniciaram desde o mandato e só estão sendo entregue agora. Também lamentou a falta de atenção ao desporto local, pois nada foi construído, nem campo, nem quadra e nenhum outro tipo de ação pelo esporte municipal.
E por fim falou da triste realidade do nosso lixão. E lembrou que o prefeito se comprometeu em resolver esse problema e até hoje nada foi feito.
Lamentou que a fábrica de tubos do município esteja fechada a quatro meses, enquanto se compra tubos a terceiros.
E por fim exigiu respeito do prefeito para com os Vereadores. E Lamentou que o prefeito tenha chamado os Vereadores de preguiçosos. E pediu para que o prefeito explicasse, quando o prefeito pede que o deixe trabalhar. E pediu que o mesmo dê nomes a quem está atrapalhando o seu trabalho.
E pediu que o prefeito faça algo pelo Deus é Fiel.
* Fábio Araújo - Fez um voto de pesar a jovem Joana Emília, falecida no último domingo.
Já na sua fala, falou das suas ações, tais como por exemplo a pasta da Educação. E lamentou que tenha solicitado do Executivo as notas fiscais que provam as origens de tais produtos, mas até então nenhuma resposta foi dada, por este motivo os Vereadores da oposição, irão abrir uma CPI para investigar melhor essas indagações.
O Vereador também cobrou explicações quanto aos terrenos do areal e roncador, por exemplo.
Disse que o governo mostra que o governo municipal não tem planejamento. E ainda tenta confundir a população.
E disse que ele nada fez, além do que foi iniciado e conquistado pela Vice Prefeita. E os números mostram isso.
Fábio Araújo no aparte reforçou a fala do companheiro, mas também aproveitou para cobrar explicações quanto ao número de funcionários na pasta da Saúde. E perguntou se os valores do repassados para a saúde ainda é o mesmo, ou aumentou ou diminuiu?
E disse que a Vice Prefeita teve e tem o compromisso com o povo.
*Fábio Florentino - Falou que as suas colocações tem incomodado muita gente.
Falou que o pré candidato Edílson Tavares foi infeliz nas suas colocações, quando disse que o seu partido o PT, fosse abolido. Falou que o partido tem seus erros, mas tem mais acertos do que falhas.
E quanto ao as acusações feitas a ele, o mesmo disse que terão que provar na justiça.
Disse que tem a consciência tranqüila, pois falhas ele tem, mas que ninguém o chamará de ladrão.
E que o tempo de paz e amor acabou, e que agora será olho por olho e dente por dente.
*Zé Boim - Lamentou das falhas existentes no transladado dos alunos, pois não tem atendido corretamente aos anseios dos nossos alunos.
Cobrou ações na cidade, principalmente nos bairros. Pediu que o prefeito, ao falar algo refente aos vereadores, que ele cite os nomes de quem tem o prejudicado e, não acusar por acusar. E disse que o mesmo não tem compromisso com o povo.
*Mava - Falou das ações e conquistas por parte do Executivo, na área de trânsito e transportes. E outras conquistas mais.
*Rossana - Parabenizou a homenagem a enfermeira Ednalda, na UBS do Bairro Independentemente.
A Vereadora disse que está aberta a legislar em prol da população e que todo e qualquer projeto que for para o bem da cidade, ela apoiará, independente de quem quer que seja o Vereador.
Falou da satisfação de ter conhecido o Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães, e por fim falou das ações realizadas nos bairros, a exemplo da Igreja Assembleia de Deus Abreu e Lima. E por fim Parabenizou os alunos Toritamenses que estão realizando cursos em Santa Cruz do Capibaribe.
E por fim leu uma carta enviada pela equipe da Escola Municipal Rui Barbosa, repudiando as colocações do vereador Morica.
*Birino - Fez cobranças quanto as melhorias de algumas ações e serviços em diversos órgãos da administração.
E ainda fez acusações contra algumas ações, segundo ele, ilícitas.
Ainda acusou o prefeito de remanejar funcionários públicos, para fazerem serviços para empresas que prestam serviços para o município.
Lamentou a triste realidade em que se encontra aquele local. E disse que o prefeito age como se não tivesse o legislativo municipal. Mas que ele irá até as últimas instâncias para provar não só a ele (o prefeito), mas toda a população.
E fechou sua fala dizendo que o prefeito é árvore que não dá fruto.
E assim foi mais uma reunião da Câmara Municipal de Toritama.
Na sua parte de líder da oposição. Morica aproveitou para enaltecer o resultado das ações da Vice Prefeita Lucinha. O mesmo aproveitou para dizer que as conquistas da Saúde hoje, ainda é o reflexo das ações iniciadas e deixadas pela Vice Prefeita, quando gerenciava a pasta da saúde.
POR WENDELL GALDINO.
GRAVAÇÃO EM ÁUDIO.: ÉDER TENÓRIO.