Deputados cobram conclusão da Ferrovia Transnordestina

Os deputados Antônio Moraes (PSDB) e Odacy Amorim (PT) repercutiram, durante a Plenária desta quarta (7), a reunião da Comissão Especial que acompanha as Obras do PAC, realizada nessa terça (6), sobre o andamento da obra da Ferrovia Transnordestina. O diretor da empresa responsável pela execução do projeto de operações, a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Edison Pinto Coelho, afirmou no encontro que o prazo para conclusão segue indefinido por dificuldades na captação de recursos.
Antônio Moraes fez um apelo para que parlamentares, principalmente de partidos aliados ao Governo Federal, atuem em prol da conclusão das obras em Pernambuco. O tucano expressou preocupação com a possibilidade de o Porto de Pecém, no Ceará, ser contemplado antes de Suape, na Região Metropolitana do Recife. “Infelizmente a obra está parada. É importante as lideranças políticas se unirem para Pernambuco não sofrer este prejuízo”, disse Moraes, ressaltando a importância da obra para a produção têxtil, de gesso e a fruticultura no Estado.
A Teresa Leitão (PT), em aparte, atribuiu o atraso das obras em Pernambuco a alguns problemas, como a necessidade de desvios em zonas urbanas e questões ligadas à preservação do patrimônio histórico. “O calendário se estendeu para 2017 e dará conta de resolvermos as contingências locais que ocorreram”, afirmou.
Já Odacy Amorim, ressaltou que Pernambuco é o Estado onde a obra mais avançou, e será o maior beneficiado. Ele também destacou o interesse da TLSA em assumir um ramal da Transnordestina até Petrolina, no Sertão do São Francisco. “O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assumiu o compromisso de entregar o projeto executivo até o final do ano. Vamos defender que esse ramal seja feito”, sublinhou.
Em apartes, os deputados Tony Gel (PMDB) e Edilson Silva (PSOL) apontaram como equivocada a opção pelo transporte rodoviário e enfatizaram a importância do resgate do modelo de transporte ferroviário.