CONDECA INDEFERE PEDIDOS DE RECONTAGEM DE VOTOS E IMPUGNAÇÃO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe (CONDECA) indeferiu o pedido de recontagem de votos e impugnação da eleição para o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, ocorrida no dia 04 de outubro passado. A reunião que indeferiu os recursos foi realizada na quarta-feira da semana passada, sendo a decisão divulgada no dia seguinte.
Segundo nota distribuída pelo órgão, não foram verificados indícios ou provas que justificassem tanto uma nova recontagem de votos, pedida feito pelo conselheiro Eliel Antônio, quanto a impugnação da eleição, solicitada pelos candidatos Valdir Paulo, Alcione, Alencar Lopes e Laércio Glicério.
Os reclamantes poderão dar continuidade ao processo na Justiça Comum, mas pelo menos o conselheiro Eliel Antônio, que ficou na primeira suplência na eleição deste ano, já adiantou que não deverá recorrer.
O fato das cédulas de votação terem sido entregues ao CONDECA pelo Ministério Público, na terça-feira (13), teria feito com que Eliel desistisse de recorrer. O conselheiro afirma que prefere acreditar que não houve má fé por parte do CONDECA em solicitar a posse do material ao Ministério Público, mas, de qualquer forma, ele acha que agora ficou praticamente impossível a detecção de possíveis erros ou mesmo fraude na contagem dos votos.
Segundo um dos atuais conselheiros tutelares, os candidatos que solicitaram a impugnação da eleição deverão procurar o prefeito Edson Vieira (PSDB) para propor a criação de um segundo Conselho Tutelar no município, antes de decidirem se vão recorrer na Justiça Comum sobre a decisão do CONDECA.
Passados mais 15 dias da eleição para o Conselho, o resultado do pleito continua produzindo turbulências políticas e insatisfações diversas. Segundo um dos candidatos que assinaram o pedido de impugnação do pleito, ele próprio e os demais signatários da petição ficaram chateados com os candidatos derrotados José Alves e Kleiton Ferreira, que os teriam incentivado a recorrer, recusando, no entanto, a assinar o recurso para não se indisporem com o governo.
Por outro lado, o grupo de oposição, que perdeu o candidato a conselheiro tutelar Fabio Junior para a situação, agora investe na insatisfação dos candidatos derrotados ligados ao campo governista.
Desde a semana passada, o pré-candidato a vereador Aguinaldo Xavier, cunhado do prefeito Edson Vieira, tem dito em entrevistas que o conselheiro não reeleito Kleiton Ferreira foi “rifado” na eleição para o Conselho Tutelar, e que o seu irmão, o vereador Pipoca, recentemente filiado ao PSDB, terá o mesmo destino em 2016.
“Vão rifar ele, como fizeram agora na eleição do Conselho Tutelar com Kleiton Ferreira, irmão de pipoca”, disse Aguinaldo em uma emissora de rádio no sábado passado. O cunhado do prefeito aproveitou para convidar Pipoca a aderir ao grupo oposicionista.
Segundo Aguinaldo, essa é a única possibilidade do vereador conseguir renovar o mandato na eleição do ano que vem.
Com informações do Programa Opinião da Rádio Comunidade FM, 87,9.