Bancada de Oposição na Alepe denuncia aumento de 12% de homicídios em 2015

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) denunciou, nesta segunda-feira (5), o aumento da violência no Estado. Segundo levantamento realizado pela Bancada, com base nos dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), até o último dia 29, foram cometidos 280 homicídios no Estado, 24 registros a mais que no mesmo mês do ano passado. No ano, os dados da SDS apontam um total acumulado (entre janeiro e setembro) de 2.755, uma alta de 12% em relação às 2.461 mortes contabilizadas no mesmo período de 2014.
“Este ano, já foram notificados 294 assassinatos a mais que nos primeiros nove meses de 2014. É praticamente um mês a mais de registros”, comparou o deputado Silvio Costa Filho, líder da Bancada de Oposição. O parlamentar lembrou que o assunto será tema de audiência pública na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, na próxima quinta-feira (8).
Segundo a Bancada, os números levantados contrastam com os dados apresentados pela bancada governista, que destacam dados preliminares do Anuário da Violência, do Fórum Brasileiro de Segurança, que apresenta o Recife como a cidade menos violenta do Nordeste em 2014. “Infelizmente, os números de 2014 não refletem o que estamos vivendo hoje. Só no Recife, até o mês de setembro, foram registrados 27 homicídios a mais que no mesmo período do ano passado. Precisamos discutir os números de 2015”, ressaltou o deputado.
Foram convidados a participar da audiência pública o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, e o secretário de Ressocialização, Pedro Eurico. “Esperamos poder debater medidas efetivas para enfrentar essa situação, junto com os secretários e as entidades ligadas à área de segurança, como Sinpol, Adeppe e Sindasp-PE. O Governo precisa apresentar uma agenda de ação para resgatar o Pacto pela Vida”, destacou Costa Filho.