Anúncio de novo presídio é recebido com ceticismo pela Oposição

“Pirotecnia”, “frase de efeito” e “peça de publicidade” foram alguns dos termos usados pela Oposição, durante a Reunião Plenária desta quarta (21), para classificar o anúncio do Governo do Estado de que irá construir um presídio de segurança máxima em Pernambuco. Na terça (20), em entrevista à imprensa, o governador Paulo Câmara (PSB) considerou a obra uma das soluções para sanar dificuldades no sistema prisional pernambucano, classificado como o pior do Brasil em relatório publicado por entidade internacional, nesta semana.
Líder da Oposição, o deputado Sílvio Costa Filho (PTB) abordou o assunto na tribuna da Assembleia Legislativa. O petebista questionou o porquê de o comunicado do Governo não informar prazo, fonte de financiamento ou local para a nova penitenciária. “Quem lê as notícias logo percebe que a declaração do governador está longe da realidade do Estado”, reprovou, citando construções de unidades prisionais em Araçoiaba, Santa Cruz do Capibaribe e no Complexo do Curado, que estariam com a execução atrasada ou sem funcionamento pleno.
“Essa situação dos presídios é grave e não se resolve com manchete de jornal. É como se o governador quisesse fazer a população de besta”, atacou Edilson Silva (PSOL). Autodeclarada independente, Priscila Krause (DEM) se disse “surpresa” com o anúncio, e observou que, em setembro, o governador havia explicado que não poderia iniciar novas obras pelo momento desfavorável das contas públicas estaduais. “Queria saber o que mudou de lá para cá, para que o Estado possa conduzir um empreendimento desse porte”, questionou. No mesmo sentido, pronunciaram-se Romário Dias (PTB) e Odacy Amorim (PT).
Vice-líder do Governo, Lucas Ramos (PSB) saiu em defesa da gestão. Para o socialista, a responsabilidade pela situação do sistema prisional deve ser compartilhada com administrações anteriores. “O governador Paulo Câmara tem demonstrado enorme energia para encontrar soluções. É prudente discutir um novo presídio para Pernambuco e o Governo Federal precisa destravar repasses para viabilizar essa obra”, argumentou.
Antônio Moraes (PSDB) também pediu por mais recursos da União para estruturação das penitenciárias. “Há mais de quatro anos, o Governo Dilma Rousseff esvazia os caixas estaduais e municipais com isenção de impostos para manter empregos no Sul do País, mas agora os estados quebraram”, afirmou. “Pernambuco investiu R$ 70 milhões nas obras do Presídio de Araçoiaba, e espero que a Caixa Econômica Federal não crie dificuldades para liberar os valores necessários para o restante da construção”, advertiu.