Evento no Recife discute esquema de segurança para a Copa de 2014 SDS e Ministério da Justiça tiveram reunião nesta terça-feira, no Recife. Centro de comando integrado deve coordenar equipamentos e efetivo
Representantes da Secretaria de Defesa Social e do Ministério da Justiça se reuniram, nesta terça-feira (8), no Recife, para discutir o planejamento operacional de segurança para a Copa do Mundo de 2014, além da possível Copa das Confederações, em 2013, também em Pernambuco. Para isso, o estado vai construir um centro de comando integrado na Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
Valdinho Jacinto Caetano, secretário extraordinário para Segurança em Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, explica a organização do projeto.
- Nós vamos avaliar, junto com a equipe local, a característica especial de cada cidade. E junto com o pessoal da Sesge, vamos elaborar o plano estratégico local para a Copa do Mundo”. Do centro de comando será feita a coordenação da distribuição dos recursos, de acordo com a necessidade de cada localidade ou ocorrência.
Com mais de R$ 98 milhões de investimento, através de verba do Governo do Estado, o objetivo é que, em dois anos, Pernambuco aumente seu efetivo de segurança em até 30% e instale mais de 1.500 câmeras de vigilância eletrônica. Tudo será gerenciado no centro de comando, que deve estar pronto até maio de 2013.
O Centro de Comando e Controle Integrado vai ficar sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Social (SDS) e não será desativado depois da Copa do Mundo. Estruturado com equipamentos de última geração e salas especializadas, o Centro poderá ser utilizado para gerenciamento de crises e catástrofes.
Wilson Damásio, secretário de Defesa Social, fala sobre a funcionalidade do espaço.
- O Centro é também um local de gerenciamento para qualquer tipo de crise que exista no estado de Pernambuco. Vamos trabalhar de forma parceira com vários órgãos federais e estaduais, principalmente aqueles que trabalham com segurança pública”.
Para Ricardo Leitão, secretário Extraordinário da Copa, Pernambuco será a sede brasileira que deixará o maior legado para a população.
- Não tenho nenhuma dúvida de que nós teremos um esquema de segurança suficiente para atender toda demanda que vai ser gerada por esses dois torneios. Tenho certeza de que não enfrentaremos problemas aqui em Pernambuco, nessa área”, acrescentou o secretário.