Síndrome das semifinais perturba Lampard: ‘É decepcionante’ Esta é a sexta vez que o Chelsea chega a este estágio da competição nos últimos nove anos. Apenas uma vez avançou
A marca é digna de orgulho: das últimas nove edições da Liga dos Campeões, o Chelsea esteve presente nas semifinais seis vezes. No entanto, não será surpresa se muitos dos torcedores dos Blues estiverem assustados ou temerosos nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no Stamford Bridge, para iniciarem mais uma luta por um lugar na decisão. E não pense que se trata apenas de apreensão por enfrentar o poderoso Barcelona de Messi. Para eles, o problema está nos números: apenas em uma das cinco ocasiões anteriores o time londrino avançou para grande final.
Monaco (2004), Liverpool (2005 e 2007) e o próprio Barça (2009) foram os algozes do milionário time de Roman Abramovich, enquanto o Manchester United evitou o sonho do título levando a melhor em decisão realizada em Moscou, em 2008. Retrospecto que não entra em campo, mas nitidamente incomoda a equipe de Roberto Di Matteo.
- Não vou mentir. É decepcionante chegar tantas vezes e não ganhar. Mas essa é a competição mais importante do mundo, o crescimento das equipes em países como Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha é nítido, e chegar perto também é um orgulho. Contra o Barcelona, foi nossa pior derrota. Temos mais uma vez uma semifinal muito disputada pela frente – disse Frank Lampard.
Um dos principais líderes do grupo atual, apontado até mesmo como principal responsável pela demissão de André Villas-Boas, no fim de fevereiro, o meia inglês demonstrou ainda preocupação em não deixar passar a oportunidade mais uma vez. Aos 33 anos, ele sabe que essa pode ser a última oportunidade de sua geração para conquistar o título inédito e pede ousadia diante do Barcelona.
- Ter jogado semifinais nos últimos anos nos ajuda a ter mais vontade de ganhar e fazer bem o nosso papel. A cada ano ficamos mais velhos e queremos que alguma vez o título venha. Vamos jogar de forma organizada. Podemos ser perigosos contra qualquer equipe, assim como o Barcelona. Também temos chances.
Na única vez em que enfrentou o Barcelona pela semifinal, o Chelsea foi eliminado em casa, em 2009, graças a um gol de Iniesta, no último minuto, que resultou no empate por 1 a 1, após 0 a 0 no Camp Nou. Nesta quarta, a TV Globo e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo o jogão direto de Stamford Bridge.
Por Cahê Mota
Direto de Londres
