Desfalcado, Benfica recebe o Zenit precisando de vitória para avançar Encarnados não terão Aimar e Garay em jogo decisivo pelas oitavas


Desfalcado do zagueiro Ezequiel Garay e do meia Pablo Aimar, o Benfica precisará vencer nesta quarta-feira o Zenit St. Petersbugro, às 16h45m (de Brasília), no Estádio da Luz, para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões. Desta forma, os encarnados também se recuperariam do tropeço no Campeonato Português, em que perdeu o clássico e a liderança da competição para o rival Porto.
A derrota por 3 a 2 sofrida há três semanas na Rússia obriga os portugueses a conquistarem uma vitória por 1 a 0, 2 a 1 ou por uma diferença de gols ainda maior. A meta é retornar seis anos depois às quartas de final da maior competição da Europa, a mesma que os portugueses venceram em 1961 e 1962.
O golpe da derrota em casa para o Porto e as importantes baixas dos jogadores argentinos são os principais obstáculos que o time de Jorge Jesus deverá superar. O zagueiro brasileiro Jardel desponta como substituto de Garay, machucado, enquanto o atacante brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno, que se recuperou recentemente de uma lesão, entrará no lugar de Aimar.
O Zenit, por sua vez, pretende continuar fazendo história e avançar pela primeira vez na sua história às quartas de final da Champions. Mesmo que curta, a vantagem dá esperança à equipe de superar os gols sofridos em casa e a grave lesão de seu melhor jogador, o português Danny.


Com a exceção de Danny, o técnico italiano Luciano Spalletti conta com todo o elenco, e o mais provável é que não faça mudanças no time que derrotou ao Benfica na Rússia. Líder do Campeonato Russo, a equipe de São Petersburgo empatou no fim de semana contra o CSKA em 2 a 2, em partida disputada em Moscou, depois de paralisação de três meses do campeonato por conta do rigoroso inverno no país.
Spalletti deve lançar no meio-campo o veterano Serguei Semak, autor do segundo gol na ida. O treinador deverá colocar sua equipe para jogar com um só atacante, Aleksandr Kerzhakov. Quem ficará fora é Andrei Arshavin, que retornou à equipe na última janela de transferências, cedido por empréstimo pelo Arsenal, mas já disputou partidas da Liga dos Campeões e por isso não pôde ser inscrito pelo Zenit.
Confira as prováveis escalações:
Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Emerson; Javi García, Witsel, Gaitán e Nolito; Rodrigo e Cardozo. Técnico: Jorge Jesus.
Zenit: Malafeev, Anyukov, Lomberts, Hubocan e Criscito; Fayzulin, Denisov, Semak, Shirokov e Ziryanov (Lazovic); Kerzhakov. Técnico: Luciano Spalletti.
Arbitragem: Howard Webb (Inglaterra), auxiliado por seus compatriotas Michael Mullarkey e Stephen Child.

Fonte: Globo Nordeste.