Santa Cruz retoma preparação para a temporada 2022 com ênfase na montagem do time da estreia.


Os primeiros passos de 2022 foram dados ainda em 2021. Em 29 de novembro, os jogadores do Santa Cruz - a maioria atletas da base - deram início aos preparativos para a temporada atual. Trabalharam até o dia 23 de dezembro, quando veio o recesso em razão do Natal e Ano Novo. Nesta segunda-feira, retomam os trabalhos.

Além dos atletas que participaram da primeira parte dos treinos, os reforços contratados durante a pausa - e aqueles que não haviam se integrado ao elenco - devem se apresentar ao técnico Leston Júnior. Serão 21 dias de trabalho até a estreia na temporada contra o Afogados, no dia 24 (segunda-feira), às 20h30, no Arruda.

O prazo curto para o primeiro jogo da temporada faz com que o foco das atividades mude. Antes, a ênfase era na parte física. Aos poucos, a parte técnico-tática deve se tornar predominante.

- Agora na reapresentação a gente deve ter 90% do elenco à disposição. A gente vai ter 21 dias para a estreia e a prioridade passa a ser técnico-tática. Lógico que a gente vai ter algumas atividades condicionantes, mas a prioridade fica com Leston, para conseguir organizar o time para a competição - afirma o preparador físico do Santa Cruz, Gustavo Shiroma.

A expectativa e desejo do preparador é que, em termos físicos, a maioria dos atletas esteja em condição de entrar em campo no primeiro jogo. Dificilmente, contudo, estarão num patamar considerado ideal, que só deve ser alcançado no decorrer da temporada. A intenção, portanto, é deixar todos na melhor condição possível.

- É buscar que todos estejam prontos ou o mais próximo da sua performance até o dia 24 para o Leston contar com todos. Se isso vai acontecer, é uma incógnita, até porque há várias intercorrências que podem acontecer. Mas o objetivo é esse, colocar todos na melhor condição possível para estrear no dia 24 - explica.

"Falar que os caras vão chegar na sua melhor performance, eu acho difícil, até porque o atleta só atinge performance depois que ele joga. O jogo faz parte da preparação para que o atleta atinja a sua plenitude."

E Walter, joga?

Principal contratação do Santa Cruz na temporada, o atacante Walter só começou a treinar no dia 15 de dezembro. Foram poucos dias de atividade até o recesso - como serão poucos dias até a estreia. Contudo, o preparador físico não descarta que o atleta participe do duelo com o Afogados.

A condição em que ele vai estar no dia da estreia depende de uma série de fatores. Depende da carga de treino que a gente vai selecionar, o quanto ele vai suportar, vai depender de como Leston planeja as questões táticas e técnicas para inseri-lo (...) O que a gente vai fazer é condicioná-lo da melhor forma que a gente consiga nesse período, fazer com que ele tenha o melhor rendimento possível, porque tecnicamente é um jogador de muita qualidade - enaltece Shiroma.

"O que eu posso falar é que a gente vai deixar Walter na melhor condição que ele possa estar treinando esses 21 dias. A gente vai fazer o possível para que ele chegue na melhor performance que a gente consiga dentro desse período de treinamento."

Cartilha

Para que a "transição" dos treinos - ênfase no aspecto técnico - ocorra de forma mais proveitosa, o preparador conta com a colaboração dos atletas. Cada um recebeu recomendações de atividades físicas para realizar durante o recesso de dez dias, do dia 24/12 até 02/01. Uma espécie de "cartilha" para que não houvesse perda no trabalho realizado entre novembro e dezembro.

E a expectativa de Shiroma é que os jogadores tenham cumprido as determinações, até pelo interesse demonstrado pelo elenco e constantes contatos - além de conversar com Leston Júnior, o preparador trocou mensagens com os atletas durante o recesso.

- Eu acredito que grande parte vai cumprir com o nosso combinado, o que a gente acertou como meta de exercícios, o que a gente organizou. Estou diariamente mandando mensagens ao grupo, relembrando a importância. Antes mesmo do recesso explanei a importância de fazer as atividades - destaca.

Por Redação do ge — Recife