Acesso à Série A e disputa por títulos: Sport traça metas com elenco para temporada 2022


A temporada do Sport começou com novas metas traçadas. De volta após o período de recesso, a diretoria e comissão técnica do Rubro-negro conduziram uma conversa com o atual elenco para desenhar os planos do clube para 2022. Um ano marcado por quedas de receita, mas com objetivos determinados: o acesso à Série A e a disputa por títulos.

O Leão tem o Campeonato Brasileiro como principal disputa nesta temporada. Após o rebaixamento para a Série B, a equipe tem a meta de buscar o terceiro "bate-volta" seguido na segunda divisão nacional.

"É inegável que a meta principal é o acesso à Série A. É devolver o Sport ao lugar que ele merece, ao lugar que a torcida torce por isso."

O Rubro-negro trabalha o acesso como prioridade também para minimizar os impactos financeiros no clube. Isso porque o rebaixamento resulta na queda de receitas, com prejuízo milionário do Sport em 2022. A volta para a elite, portanto, torna-se fundamental em meio às dívidas acumuladas na Ilha do Retiro.

A equipe só estreia no campeonato em abril, ainda sem calendário destrinchado ou adversário definido. Antes do Brasileiro, portanto, o Sport ainda entra em campo pelas outras três competições da temporada: Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

- O Sport entra em todo campeonato para disputar título. É essa a meta. É esse o nosso projeto. Precisa ter uma campanha de disputar o título da Copa do Nordeste e no Estadual - diz Augusto Carreras.

O Rubro-negro estreia no Pernambucano diante do Sete de Setembro, em partida agendada para o dia 23 de janeiro. A equipe ainda tem o duelo com o CRB (no Nordestão) previsto para a mesma data, mas que deve sofrer modificação.

A Copa do Brasil, por sua vez, começa no fim de fevereiro, mas ainda não tem confrontos definidos.

- A gente precisa voltar a desempenhar campanhas gloriosas na Copa do Brasil. Importante principalmente do ponto de vista da rentabilidade financeira, da visibilidade - reforça o vice de futebol.

O Sport conquistou o título da competição em 2008, mas acumulou decepções ao longo das últimas temporadas. Em 2021, por exemplo, a equipe caiu na estreia da Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido - com eliminações para Juazeirense, Brusque e Tombense.

As quedas têm impacto histórico e financeiro na Ilha do Retiro. Algo citado pela própria diretoria para apontar a competição como meta. No ano passado, por exemplo, o Sport poderia levar até R$ 6,46 milhões caso avançasse até as oitavas de final. Deixou a disputa com R$ 990 mil de cotas (garantidas pela participação).

Confira o calendário do Sport em 2022

Pernambucano: 23 de janeiro a 2 de abril
Copa do Nordeste: 22 de janeiro a 26 de abril
Copa do Brasil: 23 de fevereiro a 19 de outubro (14 datas)
Série B do Brasileiro: 9 de abril a 5 de novembro (38 datas)

Por Camila Alves — Recife