Santa Cruz e Paraná podem cair para a Série D neste sábado: o que está em jogo na rodada da C.


 O final de semana promete ser de fortes emoções na penúltima rodada da fase classificatória da Série C do Campeonato Brasileiro. Clubes tradicionais do futebol brasileiro, Santa Cruz e Paraná correm grande risco de serem rebaixados para a Série D com uma partida de antecedência. E, na corrida pelo acesso à Série B, a disputa continua intensa principalmente no Grupo A.

Do líder Manaus até o sétimo colocado Altos, todos estão na briga por um lugar na segunda fase. Além da equipe manauara, Paysandu e Tombense podem garantir, matematicamente, a classificação para os quadrangulares de acesso. Na parte de baixo, o Santa Cruz precisa de uma complexa combinação de resultados para se manter vivo na competição.

Na outra chave, o cenário está praticamente definido com Novorizontino, Ituano e Ypiranga-RS assegurados na próxima etapa. Criciúma, Figueirense e Botafogo-PB disputam a quarta vaga. Com o Oeste já rebaixado, o Paraná também precisa somar seis pontos e ainda torcer contra concorrentes diretos.

Grupo A

Com o Altos livre de qualquer risco de rebaixamento, Floresta, Jacuipense e Santa Cruz do Z-2 do Grupo A. Neste sábado, o Floresta pode cravar a queda do Santa com um simples empate diante do Volta Redonda, em Fortaleza. Em caso de vitória do time cearense, o Jacuipense fica pressionado para vencer o Botafogo da Paraíba no domingo, no Almeidão.

Dois pontos separam o Manaus, primeiro colocado da chave, do quinto lugar Ferroviário. Eles, inclusive, se enfrentam na capital amazonense. Com três pontos, os donos da casa garantem um lugar no G-4 independentemente dos outros resultados. O mesmo pode acontecer com Paysandu e Tombense. Porém, além de vencer Altos e Santa Cruz, respectivamente, as equipes devem torcer contra Ferroviário e Volta Redonda.

Situação das equipes:

Lutam por classificação - Manaus, Paysandu, Tombense, Botafogo-PB, Ferroviário, Volta Redonda e Altos

Lutam contra o rebaixamento - Floresta, Jacuipense e Santa Cruz

Grupo B

Apenas uma vaga está aberta no G-4 do Grupo B da Série C. Com quatro pontos a mais em relação ao rival Figueirense, o Criciúma depende das suas próprias forças para seguir adiante no desejo de voltar à Segundona. Para isso acontecer nesta rodada, o Tigre necessita de uma simples vitória sobre o Mirassol - que já não tem mais pretensões na competição.

Garantidos no quadrangular, Novorizontino, Ituano e Ypiranga de Erechim agora buscam as primeiras posições do grupo. O líder Novorizontino, inclusive, recebe o desesperado Paraná, no interior paulista. A seis pontos do São José, o Tricolor de Curitiba pode entrar em campo com a queda decretada se o São José-RS ao menos empatar com o lanterna Oeste, na manhã deste sábado.


Situação das equipes:

Classificados - Novorizontino, Ituano e Ypiranga-RS

Lutam pela classificação - Criciúma, Figueirense e Botafogo-SP

Sem pretensões - Mirassol

Lutam contra o rebaixamento - São José-RS e Paraná

Rebaixado - Oeste


Jogos da 17ª rodada da Série C:

Grupo A

Floresta x Volta Redonda - sábado (18/9), às 15h em Fortaleza

Altos x Paysandu - sábado (18/9), às 17h em Teresina

Manaus x Ferroviário - domingo (19/9), às 16h em Manaus

Tombense x Santa Cruz - domingo (19/9), às 18h em Tombos

Botafogo-PB x Jacuipense - domingo (19/9), às 20h em João Pessoa

Grupo B

Oeste x São José-RS - sábado (18/9), às 11h em Barueri

Criciúma x Mirassol - sábado (18/9), às 17h em Criciúma

Botafogo-SP x Figueirense - sábado (18/9), às 17h em Ribeirão Preto

Novorizontino x Paraná - sábado (18/9), às 19h em Novo Horizonte

Ypiranga-RS x Ituano - domingo (19/9) às 11h em Erechim


Por Alexandre Ricardo — Recife