O final de semana promete ser de fortes emoções na penúltima rodada da fase classificatória da Série C do Campeonato Brasileiro. Clubes tradicionais do futebol brasileiro, Santa Cruz e Paraná correm grande risco de serem rebaixados para a Série D com uma partida de antecedência. E, na corrida pelo acesso à Série B, a disputa continua intensa principalmente no Grupo A.
Do líder Manaus até o sétimo colocado Altos, todos estão na briga por um lugar na segunda fase. Além da equipe manauara, Paysandu e Tombense podem garantir, matematicamente, a classificação para os quadrangulares de acesso. Na parte de baixo, o Santa Cruz precisa de uma complexa combinação de resultados para se manter vivo na competição.
Na outra chave, o cenário está praticamente definido com Novorizontino, Ituano e Ypiranga-RS assegurados na próxima etapa. Criciúma, Figueirense e Botafogo-PB disputam a quarta vaga. Com o Oeste já rebaixado, o Paraná também precisa somar seis pontos e ainda torcer contra concorrentes diretos.
Grupo A
Com o Altos livre de qualquer risco de rebaixamento, Floresta, Jacuipense e Santa Cruz do Z-2 do Grupo A. Neste sábado, o Floresta pode cravar a queda do Santa com um simples empate diante do Volta Redonda, em Fortaleza. Em caso de vitória do time cearense, o Jacuipense fica pressionado para vencer o Botafogo da Paraíba no domingo, no Almeidão.
Dois pontos separam o Manaus, primeiro colocado da chave, do quinto lugar Ferroviário. Eles, inclusive, se enfrentam na capital amazonense. Com três pontos, os donos da casa garantem um lugar no G-4 independentemente dos outros resultados. O mesmo pode acontecer com Paysandu e Tombense. Porém, além de vencer Altos e Santa Cruz, respectivamente, as equipes devem torcer contra Ferroviário e Volta Redonda.
Situação das equipes:
Lutam por classificação - Manaus, Paysandu, Tombense, Botafogo-PB, Ferroviário, Volta Redonda e Altos
Lutam contra o rebaixamento - Floresta, Jacuipense e Santa Cruz
Grupo B
Apenas uma vaga está aberta no G-4 do Grupo B da Série C. Com quatro pontos a mais em relação ao rival Figueirense, o Criciúma depende das suas próprias forças para seguir adiante no desejo de voltar à Segundona. Para isso acontecer nesta rodada, o Tigre necessita de uma simples vitória sobre o Mirassol - que já não tem mais pretensões na competição.
Garantidos no quadrangular, Novorizontino, Ituano e Ypiranga de Erechim agora buscam as primeiras posições do grupo. O líder Novorizontino, inclusive, recebe o desesperado Paraná, no interior paulista. A seis pontos do São José, o Tricolor de Curitiba pode entrar em campo com a queda decretada se o São José-RS ao menos empatar com o lanterna Oeste, na manhã deste sábado.
Situação das equipes:
Classificados - Novorizontino, Ituano e Ypiranga-RS
Lutam pela classificação - Criciúma, Figueirense e Botafogo-SP
Sem pretensões - Mirassol
Lutam contra o rebaixamento - São José-RS e Paraná
Rebaixado - Oeste
Jogos da 17ª rodada da Série C:
Grupo A
Floresta x Volta Redonda - sábado (18/9), às 15h em Fortaleza
Altos x Paysandu - sábado (18/9), às 17h em Teresina
Manaus x Ferroviário - domingo (19/9), às 16h em Manaus
Tombense x Santa Cruz - domingo (19/9), às 18h em Tombos
Botafogo-PB x Jacuipense - domingo (19/9), às 20h em João Pessoa
Grupo B
Oeste x São José-RS - sábado (18/9), às 11h em Barueri
Criciúma x Mirassol - sábado (18/9), às 17h em Criciúma
Botafogo-SP x Figueirense - sábado (18/9), às 17h em Ribeirão Preto
Novorizontino x Paraná - sábado (18/9), às 19h em Novo Horizonte
Ypiranga-RS x Ituano - domingo (19/9) às 11h em Erechim
Por Alexandre Ricardo — Recife