Prefeito de Toritama diz que não usará crise econômica como ‘desculpa’ durante mandato.

As nomeações do irmão e esposa do prefeito de Toritama, Edilson Tavares (PMDB), têm gerado discussão na região, nos últimos dias. Eleito com um discurso da ‘nova política’, o gestor da Capital do Jeans foi entrevistado, na manhã desta terça-feira (17), do programa Rádio Debate, na Rádio Polo FM, sobre o assunto.
O prefeito ainda falou sobre a situação em que encontrou o município, os cortes de gastos que, de acordo com ele, vem efetivando e a jornada de trabalho com tempo ampliado no serviço público. Edilson ainda disse que não usará crise econômica como ‘desculpa’ durante mandato.
Confira alguns pontos:
Dentro da lei
Para nomeação dos familiares como secretários, Edilson se apega à lei. Ele acrescenta que cada cargo está de acordo com a competência dos nomeados.
“É algo já consolidado em todo o país. O entendimento que os agentes políticos, ou seja os secretários, os cargos de confiança são de livre nomeação”, diz e acrescenta mais à frente. “Ele (o irmão) tem as devidas competências e habilidades para as funções, reconhecimento em toda a cidade”. O prefeito faz uma comparação, em termos de aceitação, entre o seu irmão, Edson tavares, nomeado para o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico com o empresário Arnaldo Xavier, em Santa Cruz do Capibaribe.
Em relação à esposa relata o trabalho que a mesma já possui dentro da igreja, com crianças em situações de vulnerabilidade.
Redução
Edilson frisou que será julgado por suas ações, ao fim do seu mandato. Para início, ele destaca o a reorganização na máquina pública, com redução de pessoal e aumento na carga horária de trabalho.
De acordo com ele, cargos comissionados teve uma redução de 15%, em aluguéis de imóveis o corte gira em torno de 40%, locação de veículos em 60%, economia em transporte escolar em 50%.
Ao todo, a gestão estima que existia cerca de 500 pessoas a mais na antiga administração e que, com a economia, o município ganhará, por mês, mais de R$ 1 milhão.
“É esse tipo de resultado que as pessoas querem ver”, fala.
“Nos encontramos mais de 500 contratados que estavam em excesso. Estavam trabalhando, outros não… mas em excesso. Porteiro em excesso, merendeiras em excesso, motoristas em excesso… Com essa redução que estamos fazendo, vai dar uma economia mensal de mais de R$ 1 Milhão. É esse governo que estamos fazendo diferente”, diz.
A jornada de trabalho também será estendida, durante os quatro anos.
“Sou de respeitar todos os direitos, os benefícios. Vamos respeitar todos os contratos. Os efetivos que já está delimitado as 30h de trabalho, vão ficar. Os novos contratados serão todos com turno integral”, assegura.
Trabalhos e cobranças
Para finalizar, Edilson falou sobre os trabalhos que já iniciou e assegura as promessas realizadas em campanha. Ele disse estar ciente das cobranças e que não vai fugir das mesmas.
“Sei que serei cobrado. E não vou me esquivar absolutamente de uma virgula do que falei”, disse e completa “Estamos tratando um planejamento de longo prazo, por que tenho os meus compromissos. O meu compromisso de construir quatro escolas no município, eu vou cumprir. Inclusive esse ano, vou entregar duas escolas requalificadas, salas com ar condicionado, lousas digitais, sala de projeção, biblioteca. Vou mostrar como se faz com a coisa pública”, diz e completa em seguida “Não vou usar crise econômica nacional, não quero saber desse negócio, vamos fazer mesmo com adversidade, por que esse é o meu compromisso”.
Na área de segurança, o gestor disse que já se encontrou com o comando das polícia Militar e Civil. O município mudará o espaço dos agentes, considerado pelo gestor como inadequado. Ele informou ainda que está sendo feito um mapeamento para aplicação de vídeo monitoramento, de forma estratégica.
Ainda na área de segurança, um dos seus objetivos é ter a melhor infraestrutura para o comando, no interior de Pernambuco.
Edilson encerrou afirmando que já existe também um projeto para melhorar o meio ambiente, com regularização definitiva das lavanderias, evitando impactos ambientais no Rio Capibaribe.
Esta matéria é de Total responsabilidade do Blog do Ney Lima.