Presidente da Compesa vistoria obras da Adutora do Agreste em Santa Cruz do Capibaribe


O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, esteve nesta terça-feira (16) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, para vistoriar obras hídricas em andamento no município e acompanhar o início da fase de testes da Adutora do Agreste. A visita contou com a presença do vice-prefeito de Santa Cruz, Flávio Pontes, e do prefeito de Toritama, Sérgio Colin.

Durante a agenda, Douglas Nóbrega acompanhou os testes do trecho que vai transportar água da Adutora do Alto do Capibaribe até a cidade de Toritama. A intervenção é estratégica para a região, que sofre com a escassez hídrica, especialmente os municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho, cuja barragem, localizada em Surubim, encontra-se em situação de pré-colapso.

Além de Toritama, outras quatro cidades do Tramo Norte — Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério — também serão beneficiadas de forma gradual, à medida que os testes avancem, por meio da integração entre a Adutora do Alto Capibaribe e a própria Adutora do Agreste.

O presidente da Compesa vistoriou ainda o andamento das obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe. A unidade utiliza tecnologia moderna em fibra de vidro e terá capacidade para tratar até 200 litros de água por segundo. As obras estão na reta final e representam um investimento de R$ 15 milhões.

“A nossa expectativa, atendendo à solicitação da governadora Raquel Lyra, é entregar a nova ETA em março de 2026, beneficiando a população de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Taquaritinga do Norte”, afirmou Douglas Nóbrega. Segundo ele, a iniciativa vai permitir uma melhoria significativa no abastecimento de água dessas três cidades, alcançando mais de 85 mil pessoas que atualmente enfrentam rodízios severos na distribuição.

Com Informações do Blog do Mário Flávio.