O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), decidiu não recorrer da medida cautelar concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que determinou a redução dos gastos previstos para o projeto Encantos do Natal 2025. A decisão foi tomada pela Primeira Câmara do TCE após pedido do procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE).
Com a determinação, o valor inicialmente previsto pela Prefeitura, de R$ 7.625.000,00, foi reduzido para R$ 6.000.000,00 — o mesmo montante aplicado na edição de 2024. A medida representa uma diminuição de 21% no orçamento destinado ao evento.
O Encantos do Natal é um dos maiores projetos turísticos e culturais do município e é executado por meio de convênio com a ONG Associação da Casa do Artesão. A decisão do prefeito de não apresentar recurso consolida o novo valor para a realização da festa neste ano, adequando os gastos públicos às exigências do órgão de controle.
Com isso, o evento mantém a programação confirmada, mas com ajustes financeiros em relação ao que havia sido inicialmente planejado pela gestão municipal.
Do Blog do Mário Flávio.
