Pelo primeiro jogo da temporada, o Sport bateu o Petrolina, na Arena de Pernambuco, neste sábado (13), pelo placar de 1x0. Com gol de pênalti do atacante Zé Roberto, o Leão larga no Campeonato Pernambucano com os três pontos.
Apesar do Sport tomar conta das primeiras ações, foi o Petrolina que chegou com mais perigo primeiro. Aos 13 minutos, Elias Ceará cruzou na área e Emerson Galego desviou na direção do gol, mas Caíque França reagiu rápido e mandou para escanteio.
Poucos minutos depois, aos 16, o Leão deu a resposta. Fabinho, como se fosse um centroavante, recebeu na marca do pênalti e finalizou. O goleiro Cris espalmou a bola mas ela foi em direção ao gol e quicou sobre a linha, mas antes que pudesse entrar, a defesa afastou. O time rubro-negro ensaiou uma reclamação, mas arbitragem confirmou que a bola não havia entrado.
Mesmo alugando o campo adversário e tendo quase 70% de posse de bola, o Sport não conseguiu transformar essa superioridade em gols. Dessa forma, as equipes foram aos vestiários com o placar empatado.
Na volta para o segundo tempo, Mariano Soso promoveu três alterações no Sport, o que surtiu efeito imediato, com o Leão chegando duas vezes em menos de cinco minutos, mas novamente, quem teve a melhor chance de abrir o placar foi o Petrolina. Da intermediária, João de Deus arriscou e acertou a trave do goleiro Caíque França.
Passado o susto, uma das principais contratações para a temporada rubro-negra, Romarinho, que já vinha dando trabalho para equipe sertaneja desde o primeiro minuto de jogo, fez a jogada da partida. Com dribles curtos, aos dez minutos da etapa final, o atacante foi derrubado dentro da área, pênalti. Na cobrança, Zé Roberto bateu com extrema tranquilidade e só deslocou o goleiro para abrir o placar para o Leão.
A partir disso, o desgaste físico foi tomando conta do jogo, o que pode provocar alguns erros técnicos. Aos 31 minutos do segundo tempo, Luciano Castán inverteu o jogo e deixou a bola no pé do Petrolina. Dos Santos tentou chutar mas o arremate se transformou em um passe, que caiu no pé de Acauã, de frente para o gol, mas Caíque França fez importante defesa com o pé e evitou o empate.
O Petrolina não teve força para mais nada e as últimas oportunidades da partida foram com o Sport, uma com Pablu Dyego, que o goleiro Cris quase engole um frangueiro, e com Paulinho que bateu no centro do gol. Com o placar encerrado, o Sport vence a primeira partida de 2024 e assume a terceira colocação do Pernambucano, enquanto que o Petrolina é o oitavo.
Fazendo uma reedição da final da temporada passada, na próxima terça-feira (16), na Arena, o Sport recebe o Retrô. Por outro lado, o Petrolina visita o Maguary, na quarta-feira (17), em Bonito.
Ficha Técnica
Petrolina 0
Cris; Vinicinho, Maílson, Raykar e Igor Tavares (Matheus Alex); Kiko (Dos Santos), Elias Ceará (Brendon), Eduardo (Fabiano) e Nildo; João de Deus (Acauã) e Emerson Galego. Técnico: William Lima
Sport 1
Caíque França; Rafael Thyere, Renzo (Luciano Castán) e Alisson Cassiano (Paulinho); Lucas Ramon, Fabinho, Ítalo (Fábio Matheus), Alan Ruiz (Lucas André) e Felipinho; Romarinho (Pablo Dyego) e Zé Roberto. Técnico: Mariano Soso
Estádio: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitra: Deborah Cecília
Assistentes: Clóvis Amaral e Manoel Barbosa da Silva Neto
Gols: Zé Roberto (aos 11 do 2ºT)
Cartões amarelos: Nildo (P) Mariano Soso (S).