Desde o mês de março deste ano, os dias de feiras nas cidades do Polo de Confecções: Santa Cruz, Caruaru e Toritama passaram por alterações. Elas aconteciam durante o final de semana e às segundas-feiras. Hoje, o principal dia da feira em Toritama é na quinta. Já em Santa Cruz e Caruaru, na sexta-feira.
Assembleias e debates em torno do assunto foram as principais pautas no início do ano. De acordo com o vereador de Toritama Morica (MDB), que também é comerciante, a mudança nos dias de feiras foi a maior conquista para a região.
“O domingo é dia de ir para a missa, um batizado, visitar um parente. Mas estávamos fazendo de um dia de comércio (…) eu percebia que aquilo que estava acontecendo (dias em que as feiras eram realizadas) ia adoecendo as famílias, causava estresse e ficou em uma dinâmica em que as pessoas ficaram sem sentido (…) hoje, a gente comemora”, disse.
Ainda segundo o parlamentar, essa pode ter sido a maior conquista de Toritama e de toda região. “Acho que a melhor conquista que já tive na minha vida, foi fazer com que essa região pudesse ter o direito de viver ao menos um dia com seus filhos, seus pais e ter o momento de lazer. Trabalhamos da mesma forma, mas do jeito que estava, não poderia ficar”, argumentou.