O Prefeito Edilson Tavares explicou os fatos históricos:
“Em 29 de dezembro de 1953, a ALEPE - Assembleia Legislativa de Pernambuco definiu os limites territoriais de vários municípios do Agreste e também de Toritama, que originalmente tinha uma extensão territorial de 175 km², mas por uma ação política, naquela década, a cidade de Caruaru usurpou 150 km² sobre os limites de Toritama. Contrariando a Lei que foi estabelecida em Decreto publicado no Diário Oficial de Pernambuco”.
A Vila Canaã é um povoado de aproximadamente 10 mil habitantes, atualmente administrado por Caruaru. Fica situado na margem posterior do Rio Capibaribe, ao lado do Centro de Toritama. A população vive em condições precárias. Abandonada pela gestão de Caruaru, faltam obras de infraestrutura, saneamento básico, pavimentação, transporte escolar, programas sociais e de saúde e altos índices de criminalidade.
“Se não atendem a população da Vila Canaã queremos ela de volta. O povo não aceita tamanho abandono. Vamos iniciar atos nas ruas, reivindicando essa reparação histórica. Será um movimento verdadeiro para lutar por um direito que é de Toritama e nós precisamos do apoio dos moradores da Vila Canaã, unidos pelo bem estar de onde moram”, expressou, o prefeito Edilson Tavares.
Da Assessoria.