A ação do prefeito de Toritama que tira o sono dos vereadores de Caruaru.


 Em entrevista recente a Rádio Cidade o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), disse que tem uma obsessão nesse segundo ano de mandato: recuperar área da cidade, que ainda não se sabe o porquê, foi perdida com o passar dos anos e deixou o município como o menor em área de Pernambuco. O gestor vai em busca de rever essa questão e apresenta documentos como prova disso.

De acordo com Edilson Tavares, o Diário Oficial de 1953, apresenta o real tamanho de Toritama e é bem diferente da situação atual. “A página que trata sobre os limites da cidade mostra que o Rio Capibaribe não é o divisor entre as cidades de Caruaru e Toritama. A lei é clara quando fala que o Riacho do Borba na confluência com o Riacho de Lajes, indo até o Pico da Pedra Branca e de lá uma reta até o Pico da Serra do Matias. Ou seja, Toritama mais que dobra de tamanho pelo que está na Lei”, disse.

Com isso iriam para Toritama as vilas de Lajes, Canaã, Caldeirão, Reinado, Caldas, Malhada de Barreiras Queimadas, Tabocas, Olho D’água de Félix, Jacaré Grande e Santa Maria.

Ainda de acordo com o gestor da cidade de Toritama, ele foi a vários órgãos como Condeb/Fidem e Assembleia Legislativa para ter acesso a Lei que determina os limites do município. Edilson Tavares muniu provas e agora disse que vai para cima. Se a publicação estiver correta, irão fazer parte de Toritama a Vila Canaã, Vila de Lajes e outros Distritos, que iriam para a cidade de Toritama.

O prefeito disse ainda que a situação é necessária para corrigir uma injustiça histórica, já que a situação da Vila Canaã mesmo é de total abandono, principalmente pelo fato da maioria dos moradores votarem na Capital do Jeans e por isso geraria um certo estresse entre alguns parlamentares da Capital do Agreste. O novo mapa de Toritama pode atingir ainda a divisa com Vertentes e Taquaritinga e Toritama iria para 70 Km. A cidade hoje tem cerca de 25 km.

E a situação mexe com o tabuleiro político da cidade de Caruaru. O povoado de Lajes, por exemplo, tem um grande eleitorado e vereadores como Galego de Lajes, que leva o nome da Vila no nome, Leonardo Chaves, Nelson Diniz e Aline Nascimento, Val Lima e foram bem votados nessas localidades e perderiam boa parte do eleitorado, deixando numa situação complicada.

Um leitor do blog até brincou que será a versão Agrestina da Guerra entre Rússia e Ucrânia, mas o prefeito Edilson Tavares disse que não quer problema com as cidades envolvidas e quer resolver tudo de forma tranquila, mas com tantos interesses envolvidos, ainda não se sabe se será fácil assim. A conferir.

Audiência…

Nos próximos dias o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, vai propor uma Audiência Pública para debater o tema. Ele já disse que vai convidar deputados estaduais e federais para debater o assunto e também da prefeitura de Caruaru. Nomes do judiciário e Ministério Público também devem comparecer ao evento, que deve ser marcado para o próximo mês.

…Eleitores

Caruaru conta atualmente com 226.734 eleitores. Desses eleitores 400 votam na Vila de Canaã (a maioria absoluta vota em Toritama) e 1400 em Lajes. Em Canaã talvez seja mais fácil o processo de reinserção do vilarejo a Toritama, mas em Lajes é outra história. A luta será grande, principalmente pelos votos de políticos tradicionais no espaço, além do Galego que é o representante majoritário na comunidade, obtendo mais de 500 votos por lá e 99 em Canaã. Quem também sempre é bem votado é o deputado Tony Gel.

Do Blog do Mário Flávio.